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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3262
Tipo: | TCC |
Título: | A redação do ENEM como mecanismo de política linguística: um estudo dos discursos dos professores |
Autor(es): | Ferreira, Janaína |
Primeiro Orientador: | Sousa, Socorro Cláudia Tavares de |
referee1 : | Silva, Regina Celi Mendes Pereira da |
referee2: | Afonso, Lília dos Anjos |
referee3 : | Sousa Filho, Aldenor Rodrigues de Sousa |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação de larga escala, que foi instituída no Brasil, em 1998, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), organismo vinculado ao Ministério de Educação (MEC). Considerando a importância desse exame no contexto brasileiro, seja pelo número crescente de inscritos, seja pelo fato de se constituir principal mecanismo de acesso ao ensino superior, seja pela vinculação a outras políticas governamentais, o presente trabalho tem como objetivo investigar como a redação do Enem, compreendida como um mecanismo de política linguística, influencia as decisões sobre o ensino de produção textual, compreendidas como políticas linguísticas de fato no espaço educacional. Para isso, adotamos a perspectiva de política linguística desenvolvida por Shohamy (2006) que a compreende como um construto que se assenta na noção de mecanismos ou dispositivos, de natureza implícita ou explícita, que criam, perpetuam e afetam as políticas linguísticas que estão em vigor em uma determinada sociedade. Visando alcançar o objetivo traçado, realizamos entrevistas semiestruturadas com cinco professores de produção textual de uma escola pública de referência, na cidade de João Pessoa. A partir de uma abordagem de natureza descritivo-interpretativa, levantamos evidências de que a redação do Enem é um mecanismo poderoso capaz de influenciar, com maior ou menor intensidade, as políticas linguísticas de fato materializadas no planejamento dos professores, na elaboração de material didático, na rotina da sala de aula de Redação, dentre outras. |
Abstract: | The National Secondary Education Examination, know in Brazil as ENEM, is a large scale assessment, instituted in Brazil in 1998 by National Institute of Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) – an organization related to Brazilian Ministry of Education (MEC). Considering the importance of this exam in the Brazilian context, either by the increasing number of candidates, or due the fact it is the main way to access higher education, or connected to other government policies, the present work aims to investigate how ENEM’s essay, understood as an instrument of language policy, influences the decisions on teaching textual production, embraced as language policies in the educational space. We adopted the perspective of language policy developed by Shohamy (2006) who understands it as a construct based on the notion of implicit or explicit mechanisms or devices that create, perpetuate and affect the language policies in a given society. To reach this goal outlined, we conducted semi-structured interviews with five teachers from a public school in João Pessoa’s city. From a descriptive-interpretative approach, we raise evidence that ENEM’s essay is a powerful mechanism capable of influencing the actual language policies embodied in teacher’s planning, in the elaboration of teaching material, in the routine of essay’s writing, among others. |
Palavras-chave: | Política Linguística Redação do Enem Produção Textual |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3262 |
Data do documento: | 24-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
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