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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32623
Tipo: TCC
Título: Alfabetização e letramento de crianças em situação de vulnerabilidade social - casas de acolhimento
Autor(es): Silva, Ester Batista da
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a alfabetização e o letramento de crianças em situação de vulnerabilidade social, com ênfase naquelas que vivem em casas de acolhimento, sob a proteção do Estado. O objetivo principal da pesquisa é investigar como se desenvolve a educação dessas crianças, cujas necessidades muitas vezes estão mais centradas na garantia de segurança e proteção do que no processo educativo. Os objetivos específicos incluem o histórico de acolhimento no Brasil e a análise dos impactos que as experiências de vida dessas crianças exercem sobre sua alfabetização, a identificação dos fatores que favorecem ou dificultam esse processo e a avaliação das práticas pedagógicas implementadas nas instituições de acolhimento. A metodologia adotada caracteriza-se por uma pesquisa quanti e qualitativa de natureza exploratória e descritiva, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e um questionário aplicado a educadores e técnicos que atuam nessas instituições. A análise dos dados segue os princípios estabelecidos por Gil (2008), buscando relacionar as informações coletadas com referenciais teóricos pertinentes ao tema. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Charlot (2000), Silva (2013), Rizzini (1995, 2004), Paulo Freire (1996), Baptista (2006) e Assis e Farias (2013), além de documentos oficiais, como as diretrizes do CONANDA e CNAS (2009) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e teóricos da alfabetização e do letramento, como Magda Soares (2003, 2026), Ana Teberosky (1999) e Antunes (2003, 2009). Os resultados da pesquisa foram alcançados conforme o questionamento inicial, que investigou como se dá a educação das crianças em situação de vulnerabilidade social nas casas de acolhimento. Observou-se que os funcionários dessas instituições se esforçam para garantir que essas crianças tenham acesso ao aprendizado, contudo, o sucesso desse processo não depende exclusivamente deles. Espera-se que os resultados deste estudo proporcionem uma compreensão mais aprofundada das práticas educacionais em lares de acolhimento e dos desafios enfrentados por essas crianças no processo de alfabetização e letramento. O trabalho visa também contribuir para a formulação de futuras estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes, que promovam o desenvolvimento integral dessas crianças, superando as barreiras impostas pela situação de vulnerabilidade social.
Abstract: This research focuses on literacy and literacy development in children from socially vulnerable backgrounds, particularly those living in foster care under state protection. The main objective is to investigate how the education of these children develops, whose needs are often more centered on ensuring safety and protection than on the educational process. Specific objectives include analyzing the history of foster care in Brazil, the impacts of these children's life experiences on their literacy, identifying factors that facilitate or hinder this process, and evaluating the pedagogical practices implemented in foster care institutions. The methodology is characterized by a mixed-methods approach (quantitative and qualitative) of an exploratory and descriptive nature, using bibliographic research and a questionnaire applied to educators and technicians working in these institutions. The data analysis follows the principles established by Gil (2008), seeking to relate the collected information to theoretical references relevant to the topic. The theoretical foundation is based on authors such as Charlot (2000), Silva (2013), Rizzini (1995, 2004), Paulo Freire (1996), Baptista (2006), and Assis and Farias (2013), as well as official documents such as the guidelines of CONANDA and CNAS (2009) and the Child and Adolescent Statute (ECA), and literacy theorists such as Magda Soares (2003, 2026), Ana Teberosky (1999), and Antunes (2003, 2009). The research results aligned with the initial inquiry, which investigated how education is provided for children in vulnerable situations in foster care. It was observed that the staff of these institutions strive to ensure that these children have access to learning, however, the success of this process does not depend exclusively on them. It is hoped that the results of this study will provide a deeper understanding of educational practices in foster homes and the challenges faced by these children in the literacy process. The work also aims to contribute to the formulation of future more inclusive and effective pedagogical strategies that promote the integral development of these children, overcoming the barriers imposed by the situation of social vulnerability.
Palavras-chave: Alfabetização e letramento
Instituições de acolhimento
Práticas pedagógicas
Casas de acolhimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32623
Data do documento: 24-Out-2024
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