Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32624
Tipo: TCC
Título: Rotina na educação infantil: reflexão e percepções acerca do tema no projeto “saberes e práticas na/da educação infantil” (2022 – 2023)
Autor(es): Santos, Brenda Camila Melo dos
Primeiro Orientador: Espindola, Maíra Lewtchuck
Resumo: O presente trabalho possui como tema as percepções sobre a formação, especificamente no que diz ao tema de rotina, das professoras da pré-escola do município de João Pessoa do estado da Paraíba que fizeram parte da formação continuada “Saberes e práticas na/da educação infantil”, realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre os anos de 2022 e 2023. Este estudo tem como objetivo principal entender a formação docente continuada e a percepção de rotina a partir da análise da formação sobre o tema e de um questionário acerca da percepção das professoras. E ainda, identificar os conteúdos utilizados na formação continuada; investigar a relevância da rotina na construção do conhecimento das crianças e verificar se as práticas pedagógicas das professoras foram ou não alteradas após a participação delas no projeto. E para atingir essa finalidade, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e como captação de dados, um questionário foi disponibilizado através do WhatsApp para que as professoras da pré-escola respondessem. Para tanto, os dados obtidos foram analisados a partir dos/as autores/as que abordam a temática discutida no decorrer dessa pesquisa, especificamente: formação docente continuada, tempo/temporalidade, rotina e/ou cotidiano, a organização do ambiente e do ambiente escolar. Tratando dos diversos aspectos da docência, da formação e da rotina, os resultados desta pesquisa apresentaram que a formação continuada é importante para as professoras e faz com que as mesmas tenham possibilidade de modificação das suas práticas pedagógicas e também é importante para as crianças, porque a partir do momento que suas professoras aprendem ideias novas, elas conseguem contribuir melhor para o processo de ensinoaprendizagem, pois, ao final da análise do questionário obteve-se a resposta que sim, a prática da maioria das professoras foi alterada a partir da participação delas no projeto de formação continuada.
Abstract: The present work has as topic the perceptions of teacher training, specifically on the topic routine, of pre-school teachers in the municipality of João Pessoa, in the state of Paraíba, as part of the continued formation “Knowledge and Practices in/from Early Childhood Education,” held at the Federal University of Paraíba (UFPB) between 2022 and 2023. This study has as main objective to understand continued teacher training and the perception of routine, based on the analysis of the training on the topic and a questionnaire about the teachers' perceptions. Additionally, it aims to identify the content used in the continued training; investigate the relevance of routine in the construction of children's knowledge, and verify whether the teachers' pedagogical practices were altered or not after their participation in the project. To achieve this, the methodology used was qualitative research, and for data collection, a questionnaire was made available via WhatsApp, so that the pre-school teachers could answer to. The data obtained were analyzed based on the authors who address the themes discussed throughout this research, specifically: continued teacher training, time/temporality, routine and/or daily life, the envirinment organization, and the school setting. Addressing numerous aspects of teaching, training, and routine, the results of this research portrayed that continued training is important for teachers, as it provides them with opportunities to modify their pedagogical practices, and it is also important for children because, from the moment their teacher learn the new ideas, they can better contribute to the teaching-learning process. By the end of the questionnaire analysis, it was concluded that the practices of most teachers were indeed altered after their participation in the continued training project.
Palavras-chave: Formação continuada - professores
Educação infantil
Rotina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32624
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BCMS13112024.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons