Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Larissa Moreira Gomes de-
dc.date.accessioned2024-11-29T12:21:15Z-
dc.date.available2024-11-15-
dc.date.available2024-11-29T12:21:15Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32630-
dc.description.abstractThis paper investigates and analyzes the impact of school recess and recreational activities on the integral development of children with disabilities. The specific objectives include: identifying the main characteristics of children with disabilities who were observed during school recess; analyzing the role of the school environment and intervention practices in promoting inclusion and supporting the development of these children; and systematizing effective and inclusive strategies to create an enriching environment during recess and recreational activities. The theoretical foundation is based on authors such as Vygotsky, who discusses the importance of social interaction in child development, and Piaget, who emphasizes play as essential for the construction of knowledge. The study also considers legislation and policies on inclusion and the right to leisure, such as the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13,146/2015). The methodology adopted is naturalistic observation, carried out during a supervised internship at a public school in the northern area of João Pessoa. The results highlight the effectiveness of inclusive strategies, such as accessible playgrounds, the creation of “toy days”, encouraging caregiver involvement and inclusive planning of physical education classes. These practices promote accessibility and encourage the participation of all students, contributing to an inclusive environment that is conducive to children’s development. The study thus offers a social contribution by reinforcing equal opportunities and a pedagogical contribution by reaffirming the importance of school recess as a space for learning and comprehensive development for children with disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-29T12:21:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMGJ15112024.pdf: 470783 bytes, checksum: ec7cda6e2ae0f3554f7f587ab3817ee2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-29T12:21:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMGJ15112024.pdf: 470783 bytes, checksum: ec7cda6e2ae0f3554f7f587ab3817ee2 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectIntervalo escolarpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleO impacto do intervalo escolar e das atividades recreativas no desenvolvimento de crianças com deficiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Karen Guedes-
dc.description.resumoEste trabalho investiga e analisa o impacto do intervalo escolar e das atividades recreativas no desenvolvimento integral de crianças com deficiência. Os objetivos específicos incluem: identificar as principais características das crianças com deficiência que foram observadas nos intervalos escolares; analisar o papel do ambiente escolar e das práticas de intervenção na promoção da inclusão e no suporte ao desenvolvimento dessas crianças; e sistematizar estratégias eficazes e inclusivas para criar um ambiente enriquecedor durante o intervalo e as atividades recreativas. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Vygotsky, que discute a importância da interação social no desenvolvimento infantil, e Piaget, que enfatiza o brincar como essencial para a construção do conhecimento. O estudo também considera legislações e políticas de inclusão e direito ao lazer, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). A metodologia adotada é a observação naturalística, realizada durante o estágio supervisionado em uma escola pública na zona norte de João Pessoa. Os resultados destacam a eficácia de estratégias inclusivas, como o parquinho acessível, a criação do “dia do brinquedo”, o incentivo ao envolvimento dos cuidadores e o planejamento inclusivo de aulas de educação física. Essas práticas promovem acessibilidade e incentivam a participação de todos os alunos, contribuindo para um ambiente inclusivo e propício ao desenvolvimento das crianças. O estudo, assim, oferece uma contribuição social ao reforçar a igualdade de oportunidades e uma contribuição pedagógica ao reafirmar a importância do intervalo escolar como espaço de aprendizagem e desenvolvimento integral para crianças com deficiênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMGJ15112024.pdf459,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons