Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32632
Tipo: TCC
Título: Análise bibliográfica sobre estratégias pedagógicas para crianças com dislexia
Autor(es): Nascimento, Aldinéia Beatriz de Oliveira
Primeiro Orientador: Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo
Resumo: O presente trabalho busca apresentar estratégias pedagógicas para trabalhar com crianças com dislexia no ensino fundamental, visto que na vida acadêmica e formações continuadas há lacunas na temática transtornos de aprendizagens, e com isso, são necessárias mais discussões sobre o tema. A dislexia não é uma doença, e sim, um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura, escrita e soletração. As consequências de não obter um diagnóstico e a falta de preparação dos professores para lidar com alunos disléxicos são diversos, dentre elas: afeta o processo de aprendizagem, acarreta problemas de autoestima, dificuldade na organização e planejamento, problemas de coordenação motora fina, dificuldade com a linguagem oral, na compreensão de textos e até problemas sociais. Segundo Gil (2008), a pesquisa bibliográfica envolve a coleta de referenciais teóricos e estudos previamente publicados e relacionados ao tema em questão. Esse método possibilita a análise das contribuições já existentes sobre as estratégias pedagógicas voltadas para crianças com dislexia no ensino fundamental, sem a necessidade de realizar coleta de dados primários. As estratégias pedagógicas analisadas foram abordadas a partir de estudos brasileiros publicados em base de dados como Google Acadêmico, Scielo, CAPES periódicos, Revista Brasileira de Educação Especial e Banco de Teses e Dissertações, dando preferência a estudos publicados nos últimos 10 anos. O levantamento bibliográfico foi realizado entre os meses de maio e setembro deste ano. A base teórica foi desenvolvida por meio de estudos que abordam estratégias pedagógicas específicas e adequadas para o desenvolvimento de cada habilidade, visando promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz, respeitando suas particularidades e potencializando seu desempenho acadêmico. Para tanto, aponta-se como aportes teóricos autores como Ohweiler (2016), Rodrigues e Ciasca (2016), Oliveira (2016), Cidrim e Madeiro (2017), Trindade (2023), Dantas (2021), Melo (2018), dentre outros. Ao final, apresenta-se um manual com estratégias pedagógicas que possa contribuir com os professores a sua aplicação na sala de aula com alunos com dislexia, para assim melhorar o desempenho e a qualidade de vida da criança disléxica.
Abstract: The present work seeks to present pedagogical strategies for to work with children with dyslexia in elementary school, since in academic life and continuing education there are gaps in the subject of learning disorders, and therefore, more discussions on the topic are necessary. Dyslexia is not a disease, but a learning disorder that affects reading, writing and spelling. The consequences of not obtaining a diagnosis and the lack of preparation of teachers to deal with dyslexic students are diverse, among them: it affects the learning process, causes self-esteem problems, difficulty in organizing and planning, problems with fine motor coordination, difficulty with oral language, in understanding texts and even social problems. According to Gil (2008), bibliographical research involves the collection of theoretical references and previously published studies related to the topic in question. This method makes it possible to analyze existing contributions on pedagogical strategies aimed at children with dyslexia in elementary school, without the need to collect primary data. The pedagogical strategies analyzed were approached based on Brazilian studies published in databases such as: Google Scholar, Scielo, CAPES journals, Revista Brasileira de Educação Especial and Banco de Teses e Dissertações, giving preference to studies published in the last 10 years. The bibliographic survey was carried out between May and September this year. The theoretical basis was developed through studies that address specific and appropriate pedagogical strategies for the development of each skill, aiming to promote an inclusive and effective learning environment, respecting their particularities and enhancing their academic performance. To this end, authors such as Ohweiler (2016), Rodrigues and Ciasca (2016), Oliveira (2016), Cidrim and Madeiro (2017), Trindade (2023), Dantas (2021), Melo (2018), among others. At the end, a manual is presented with pedagogical strategies that can help teachers apply them in the classroom with students with dyslexia, in order to improve the performance and quality of life of dyslexic children.
Palavras-chave: Dislexia
Transtornos de aprendizagens
Estratégias pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32632
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABON14112024.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons