Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32633
Tipo: | TCC |
Título: | Educação, um prato cheio de possibilidades: a alimentação como tema gerador da prática pedagógica na educação infantil |
Autor(es): | Lopes, Alice Oliveira |
Primeiro Orientador: | Sousa, Nádia Jane de |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral analisar como a temática Alimentação tem sido utilizada no currículo da Educação Infantil e como é percebida pelas professoras da etapa pré-escola da Rede Municipal de João Pessoa em sua prática pedagógica. Para isso, foi realizado levantamento dos documentos norteadores da EI, buscando analisar se havia menções a temática Alimentação em escala federal e municipal, tais como: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009); Base Nacional Comum Curricular (2018); Diretrizes Pedagógicas da Educação Infantil Município de João Pessoa (2023) e Guia Prático para Introdução Alimentar (2024) Posteriormente, foi feita a aplicação de um questionário online com 18 questões abertas e fechadas para professoras sobre a percepção e utilização da temática Alimentação em sua prática pedagógica. Ao todo foram obtidas 25 respostas de oito polos educativos do município de João Pessoa/PB. Foi percebido que a temática Alimentação é utilizada com frequência, tendo como maior foco as atividades relacionadas ao tema da Alimentação Saudável. Por fim, o estudo apresenta a Alimentação como um direito humano, sendo uma prática social que envolve dimensões do alimento, da cultura e do comer, podendo ser utilizada para criar contextos educativos interessantes a fim de contribuir para que a criança possa se apropriar de maneira mais significativa da Alimentação, afinal é uma prática inerente à vida. |
Abstract: | The present Undergraduate Thesis aims to analyze how the theme of Alimentation has been incorporated into the curriculum of Early Childhood Education and how it is perceived by pre-school teachers in the Municipal Network of João Pessoa in their pedagogical practice. To this end, a survey of guiding documents for Early Childhood Education was conducted to examine whether there were mentions of the Alimentation theme at the federal and municipal levels, such as: National Curriculum Reference for Early Childhood Education (1998); National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (2009); National Common Curricular Base (2018); Pedagogical Guidelines for Early Childhood Education in the Municipality of João Pessoa (2023) and Practical Guide for Food Introduction (2024). Subsequently, an online questionnaire with 18 open and closed questions was applied to teachers about their perception and use of the Nutrition theme in their pedagogical practice. In total, 25 responses were obtained from eight educational centers in the municipality of João Pessoa/PB. It was noticed that the Alimentation theme is frequently used, with the main focus on activities related to the theme of Healthy Eating. Finally, the study presents Alimentation as a human right, being a social practice that involves dimensions of food, culture, and eating, and can be used to create interesting educational contexts in order to contribute to the child's more meaningful appropriation of Alimentation, as it is an inherent practice of life. |
Palavras-chave: | Educação infantil Alimentação Prática pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32633 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AOL14112024.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons