Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Silmara Gomes-
dc.date.accessioned2024-11-29T14:50:39Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-29T14:50:39Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32636-
dc.description.abstractChildren's Literature is essential in the early years of elementary education as it stimulates imagination, fantasy, and creativity. Through books, it is possible to foster a love for reading from an early age, enriching children's language, developing interpretation skills, and aiding their understanding of the world around them. This research aims to propose strategies for mediating literary reading in the early years of elementary school. The study is based on bibliographic and qualitative research, exploring the European origins of Children's Literature and its contributions in early education, presenting examples of children's literary works that can be read through various mediation strategies. The theoretical framework includes the studies of Regina Zilberman and Marisa Lajolo (2007), Nelly Novaes Coelho (2000), Magda Soares (2011), Antonio Candido (1995), among other significant scholars. This study identifies examples of literary reading mediation strategies to integrate Children's Literature into the early years, adopting an approach that promotes appropriate schooling of Children's Literature, ensuring the preservation of its artistic essence and enabling children to develop an aesthetic and critical appreciation of the works. Consequently, we not only develop competent readers but also cultivate individuals capable of reflecting on their experiences and emotions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-29T14:50:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SGB18112024.pdf: 1287000 bytes, checksum: 69af42c5536170e5f84b1011a04a0f80 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-29T14:50:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SGB18112024.pdf: 1287000 bytes, checksum: 69af42c5536170e5f84b1011a04a0f80 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titleA literatura infantil nos anos iniciais: algumas estratégias de mediação da leitura literáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Graciele de-
dc.description.resumoA Literatura Infantil é essencial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois estimula a imaginação, a fantasia e a criatividade. Por meio dos livros, é possível promover o prazer pela leitura desde cedo, enriquecendo a linguagem das crianças, desenvolvendo habilidades de interpretação e ajudando-as a compreender melhor o mundo ao seu redor. Dentro do contexto educacional, o objetivo desta pesquisa é propor possibilidades de estratégias de mediação da leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, abordando as origens europeias da Literatura Infantil até suas contribuições nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde são apresentados exemplos de obras literárias infantis que podem ser lidas nos Anos Iniciais através de diferentes estratégias de mediações da leitura literária. A fundamentação teórica que deu base ao trabalho foi os estudos de Regina Zilberman e Marisa Lajolo (2007), Nelly Novaes Coelho (2000), Magda Soares (2011), Antonio Candido (1995), entre outros nomes importantes. Através deste estudo, podemos identificar exemplos de estratégias de mediação da leitura literária para integrar a Literatura Infantil nos Anos Iniciais, adotando uma abordagem que promova uma escolarização adequada da Literatura Infantil, garantindo que a sua essência artística seja preservada e permitindo que as crianças desenvolvam uma apreciação estética e crítica das obras. Desta forma, não apenas desenvolvemos leitores competentes, mas também cultivamos indivíduos capazes de refletir sobre suas experiências e emoções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SGB18112024.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons