Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32642
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da leitura compartilhada no desenvolvimento da compreensão leitora de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Luna, Morgana Farias de
Primeiro Orientador: Leite, Jan Edson Rodrigues
Resumo: A prática da leitura compartilhada emerge como uma poderosa ferramenta pedagógica, estabelecendo uma conexão emocional e social entre adultos e crianças. As crianças que não têm acesso à prática da leitura durante o seu processo de aprendizagem, geralmente têm dificuldade de desenvolver o vocabulário e a compreensão textual. Nesse sentido, a problematização apresentada neste trabalho consiste em: Como os efeitos da leitura compartilhada pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças no 3º ano do Ensino Fundamental? Diante o exposto, foi formulada a hipótese de que quando a criança é exposta à prática de leitura compartilhada sua compreensão leitora é bem mais desenvolvida. Para responder o problema de pesquisa foi elaborado o objetivo geral que buscou analisar os efeitos da leitura compartilhada no desenvolvimento da compreensão leitora da criança. Para alcançar o objetivo geral foi delineado o seguinte percurso metodológico: Inicialmente foram selecionadas duas turmas do 3º ano, dos anos do Ensino Fundamental I, sendo uma turma-controle e a outra turma-experimental, em que inicialmente aplicamos os testes de sondagens do SAEV, para diagnosticarmos o nível de leitura dos alunos. Nesse sentido, foram selecionadas quatro literaturas infantis de acordo com a faixa etária das turmas. Em seguida aplicamos as atividades de leitura compartilhada na turma experimental e na turma controle foi feita apenas a leitura. Após a análise dos dados e dos testes de compreensão, constatamos que a turma experimental apresentou um melhor desempenho em relação à turma controle, obtendo um percentual de acertos de 95,2% enquanto que a turma controle apresentou o resultado de 57,5% .Tais desempenhos foram relacionados quanto à leitura e à interpretação dos textos bem como nas habilidades da BNCC localizar informações explícitas em textos, inferir informações implícitas nos textos lidos, inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto, opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Abstract: The practice of shared reading emerges as a powerful pedagogical tool, establishing an emotional and social connection between adults and children. Children who do not have access to shared reading practice during their learning process often struggle to develop vocabulary and textual comprehension. In this sense, problematization presented in this work consists of: How can the effects of shared reading contribute to the development of children's reading comprehension in the 3rd year of Elementary School? Given the above, the hypothesis was formulated that when a child is exposed to shared reading practice, their reading comprehension is much more developed. To address the research problem, the general objective was formulated to analyze the effects of shared reading on the development of children's reading comprehension. To achieve the general objective, the following methodological path was outlined: Initially, two 3rd-grade classes from the years of Elementary School I were selected, one control group and one experimental group, where we initially applied the SAEV diagnostic tests to assess the students' reading level. In this sense, four children's books were selected according to the age group of the classes. Then, shared reading activities were implemented in the experimental group, while only reading was done in the control group. After analyzing the data and comprehension tests, it was found that the experimental group showed better performance compared to the control group, achieving a percentage of correct answers of 95.2%, while the control group had a result of 57.5%. These performances were related to reading and interpreting texts as well as to the skills of the BNCC (Brazilian National Common Core Curriculum) to locate explicit information in texts, infer implicit information in the texts read, infer the meaning of words or expressions unknown in texts, based on the context of the sentence or text, express opinions and defend points of view on controversial topics related to situations experienced at school and/or in the community, using formal registration and structure appropriate for argumentation, considering the communicative situation and the theme/subject of the text.
Palavras-chave: Leitura compartilhada - Crianças
Leitura - Cognição
Leitura - Compreensão
Shared reading
Compression
Reading
Cognition
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32642
Data do documento: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MorganaFariasDeLuna_Dissert.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons