Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32644
Tipo: TCC
Título: Narrativas docentes sobre ludicidade no cotidiano da educação infantil
Autor(es): Galdino, Magdália de Lourdes de Mendonça
Primeiro Orientador: Silva, Robson Guedes da
Resumo: A criança pequena traz consigo o impulso da descoberta, da curiosidade e do querer aprender. E através de atividades lúdicas (jogos, brinquedos e brincadeiras), exercitam seu corpo como um todo, entendem seus limites, exploram a realidade e são capazes de relacionar as coisas umas com as outras, e assim, constroem o conhecimento. O lúdico resgata o gosto pelo aprender, promove momentos de afetividade entre as crianças, tornando a aprendizagem prazerosa. Por isso, na Educação Infantil, os professores precisam fazer uso de métodos lúdicos, com práticas que abordem e interajam com as crianças, para que aula seja dirigida e com fins metodológicos de ensino. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi realizada uma pesquisa de campo através de entrevistas com três professoras do ensino infantil, no CMEI Jornalista Oduvaldo de Oliveira Batista, S/N, que fica localizado no Bairro de Mandacarú, no município de João Pessoa. Três professoras do Maternal II, da turma de 3 anos participaram da entrevista narrativa não-estruturada, com o objetivo de investigar as concepções e as práticas de ludicidade constituídas por docentes no cotidiano da Educação Infantil. Como resultado, percebe-se que às práticas docentes de ludicidades, estão inclusas no projeto de ensino e das leis e diretrizes da Educação Infantil, mas é preciso que o lúdico ultrapasse o sentido de apresentações escolares e atividades avaliativas, para que haja uma significância maior a todos os docentes e que seja uma prática inclusa e fundamental dentro do ambiente escolar. E que por meio de práticas educativas lúdicas, ocorra a interação e participação das crianças no seu processo de aprendizagem.
Abstract: Young children bring with them the drive to discover, be curious and want to learn. And through playful activities (games, toys and play), they exercise their bodies as a whole, understand their limits, explore reality and are able to relate things to one another, and thus, build knowledge. Playful activities revive the love of learning, promote moments of affection among children, making learning enjoyable. Therefore, in Early Childhood Education, teachers need to use playful methods, with practices that approach and interact with children, so that the class is directed and with methodological teaching purposes. This work is the result of a qualitative approach research, in which a field survey was conducted through interviews with three early childhood education teachers, at CMEI Jornalista Oduvaldo de Oliveira Batista, S/N, which is located in the Mandacarú neighborhood, in the city of João Pessoa. Three teachers from the 3-year-old Maternal II class participated in the unstructured narrative interview, with the objective of investigating the conceptions and practices of playfulness constituted by teachers in the daily routine of Early Childhood Education. As a result, it is clear that teaching practices of playfulness are included in the teaching project and in the laws and guidelines of early childhood education, but it is necessary for playfulness to go beyond the meaning of school presentations and assessment activities, so that it has greater significance for all teachers and becomes an included and essential practice within the school environment. And that through playful educational practices, interaction and participation of children in their learning process occurs.
Palavras-chave: Ludicidade
Infância
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32644
Data do documento: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLMG18112024.pdf789,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons