Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32646
Tipo: | TCC |
Título: | Formação inicial do professor alfabetizador: uma análise do PPC do curso de Pedagogia (presencial) do Centro de Educação, Campus I, da UFPB |
Autor(es): | Lima, Josiane Barbosa de |
Primeiro Orientador: | Lira, Ildo Salvino de |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é refletir acerca da formação inicial do professor alfabetizador, atentando à experiência do curso de Pedagogia (presencial) do Centro de Educação, Campus I, da UFPB. Para alcançar tal objetivo foi analisado o PPC do referido curso, visando identificar as disciplinas que tratam de alfabetização, além de analisar as suas ementas de maneira a perceber como tratam do fenômeno da alfabetização e quanto à formação inicial do professor alfabetizador. Considerando os objetivos propostos, como procedimentos foram adotados a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Como resultado, a pesquisa evidencia que o curso oferta apenas um componente curricular direcionado à alfabetização cuja oferta é voltada à área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos, ou seja, como eletiva para os estudantes que seguem para área de aprofundamento em educação especial. Para tanto, o presente estudo reflete, ainda, a necessidade da reformulação do PPC do curso de modo a contemplar mais disciplinas do campo da alfabetização em favor de uma formação inicial sólida do professor alfabetizador. |
Abstract: | The objective of this research is to reflect on the initial training of literacy teachers, paying attention to the experience of the Pedagogy course (in-person) at the Education Center Campus I of UFPB. To achieve this objective, the PPC of the aforementioned course was analyzed in order to identify the subjects that deal with literacy, in addition to analyzing their syllabi in order to understand how they deal with the phenomenon of literacy and regarding the initial training of the literacy teacher. Considering the proposed objectives, we chose bibliographic research and document analysis as procedures. As a result, we identified that the course offers only one curricular component aimed at literacy, whose offering is focused on the area of in-depth education in Youth and Adult Education, that is, it is presented as an elective for students in other areas. To this end, the present study reflects the need to reformulate the course's PPC in order to include subjects in the field of literacy in favor of solid initial training for literacy teachers. |
Palavras-chave: | Alfabetização Professor alfabetizador - formação inicial Pedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32646 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JBL18112024.pdf | 281,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons