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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32648
Tipo: Dissertação
Título: Mapeamento de competências na ciência da informação: uma análise à luz da produção científica
Autor(es): Neves Filho, Salomão
Primeiro Orientador: Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos
Resumo: O mapeamento de competências se constitui em uma ferramenta capaz de identificar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à realização das atividades em quaisquer segmentos organizacionais. No âmbito da Ciência da Informação, a atuação dos profissionais da informação deve estar alinhada às demandas da sociedade contemporânea, sendo fundamental identificar as competências destes profissionais na atualidade. Nesse contexto, a pesquisa objetiva analisar a produção científica sobre mapeamento de competências no âmbito da Ciência da Informação a partir de indicadores bibliométricos. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, apoiada em uma análise bibliométrica. Fez uso da abordagem quantitativa para a descrição e análise dos indicadores bibliométricos de produção e de ligação. Foram pesquisados 11 trabalhos, sendo seis dissertações de mestrado e cinco artigos científicos no período de 2014 a 2023, extraídos de três bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e BRAPCI. Foram identificadas áreas de atuação distintas para a realização do mapeamento de competências no contexto da Ciência da Informação, tais como bibliotecas, arquivos, docência e indústria, corroborando com a heterogeneidade que caracteriza a área. Foram identificados ainda três processos relacionados ao mapeamento de competências, a saber: gestão de bibliotecas, gestão da informação e gestão do conhecimento, sugerindo que o profissional da informação é capaz de desenvolver atividades distintas vinculadas à informação e fortemente marcadas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação, o que requer o desenvolvimento de competências individuais, profissionais, informacionais e domínio das tecnologias que atendam às necessidades dos diferentes contextos em que ele pode atuar. A rede de cocitações apontou que existem autores que referenciam fortemente as pesquisas sobre gestão e mapeamento de competências, mas que não pertencem à área da CI, sugerindo-se que o mapeamento de competências se revela como um campo a ser explorado por autores da CI. A pesquisa revelou ainda que o mapeamento de competências não possui uma orientação única para o seu desenvolvimento, sendo utilizados modelos ou instrumentos validados em outros estudos, bem como criados instrumentos próprios para orientar o mapeamento de competências em unidades informacionais.
Abstract: Competency mapping is a tool capable of identifying knowledge, skills and attitudes necessary to carry out activities in any organizational segment. In the scope of Information Science, the performance of information professionals must be aligned with the demands of contemporary society, and it is essential to identify the skills of these professionals today. In this context, the research aims to analyze scientific production on mapping skills within the scope of Information Science based on bibliometric indicators. Regarding methodological procedures, the research is classified as exploratory and descriptive, supported by a bibliometric analysis. It used a quantitative approach to describe and analyze bibliometric production and linkage indicators. 11 works were researched, six master's theses and five scientific articles from 2014 to 2023, extracted from three databases: Capes Theses and Dissertations Catalog, Capes Periodicals Portal and BRAPCI. Different areas of activity were identified for mapping skills in the context of Information Science, such as libraries, archives, teaching and industry, corroborating the heterogeneity that characterizes the area. Three processes related to skills mapping were also identified, namely: library management, information management and knowledge management, suggesting that the information professional is capable of developing different activities linked to information and strongly marked by the use of information technologies. and communication, which requires the development of individual, professional, informational skills and mastery of technologies that meet the needs of the different contexts in which they can operate. The co-citation network pointed out that there are authors who strongly reference research on management and skills mapping, but who do not belong to the IS area, suggesting that skills mapping reveals itself as a field to be explored by IS authors. The research also revealed that competency mapping does not have a single guideline for its development, with models or instruments validated in other studies being used, as well as own instruments being created to guide the mapping of competencies in informational units.
Palavras-chave: Gestão por competências
Mapeamento de competências
Profissional da informação
Ciência da informação
Management by skills
Skills mapping
Information professional
Information Science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32648
Data do documento: 12-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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