Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32660
Tipo: TCC
Título: A literatura surda e a representação identitária da criança surda: análise da obra Daniel no mundo do silêncio, de Walcyr Carrasco
Autor(es): Bezerra, Camila dos Santos
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: O presente estudo explora a Literatura Surda e a representação e construção da identidade surda na criança surda. O objetivo principal da pesquisa é investigar a importância da Literatura Surda como ferramenta essencial para promover a representação identitária e significativa da criança surda. Ademais, como objetivos específicos são: investigar a trajetória histórica da surdez, com ênfase no desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua influência na Literatura Surda como meio de expressão cultural e identidade da comunidade surda; examinar quais as contribuições da Literatura Surda no desenvolvimento identitário e simbólico da criança surda; analisar a representação da surdez e da Libras na obra Daniel no Mundo do Silêncio, de Walcyr Carrasco (2021). A pesquisa foi conduzida por meio de uma metodologia de cunho exploratório e explicativo, com abordagem bibliográfica, fundamentada em obras de autores que dialogam profundamente com o tema. Entre os principais referenciais teóricos estão Karnopp (2010), Strobel (2009) e Rosa (2011), cujos trabalhos oferecem uma análise crítica da contação de histórias na Língua de Sinais e suas implicações para a identidade surda, além de destacar como a literatura pode servir como um veículo para a preservação e promoção da cultura surda, além de fomentar o senso de pertencimento entre as crianças surdas. Os resultados da pesquisa indicam que a representação adequada das crianças surdas em diferentes gêneros literários valida sua identidade e contribui para a construção de um legado cultural significativo. Por fim, este trabalho visa contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas inclusivas voltadas à comunidade surda, promovendo o pleno desenvolvimento das crianças e superando as barreiras impostas pela sociedade.
Abstract: The present study explores Deaf Literature and the representation and construction of deaf identity in deaf children. The main objective of the research is to investigate the importance of Deaf Literature as an essential tool to promote the meaningful identity representation of deaf children. Furthermore, the specific objectives are: to investigate the historical trajectory of deafness, with an emphasis on the development of Brazilian Sign Language (Libras) and its influence on Deaf Literature as a means of cultural expression and identity for the deaf community; to examine the contributions of Deaf Literature to the identity and symbolic development of deaf children; to analyze the representation of deafness and Libras in the work Daniel in the World of Silence, by Walcyr Carrasco (2021). The research was conducted through exploratory and explanatory methodology, with a bibliographic approach based on works by authors who deeply engage with the theme. Among the main theoretical references are Karnopp (2010), Strobel (2009), and Rosa (2011), whose works offer a critical analysis of storytelling in Sign Language and its implications for deaf identity, as well as highlighting how literature can serve as a vehicle for the preservation and promotion of deaf culture, and foster a sense of belonging among deaf children. The research results indicate that the proper representation of deaf children in different literary genres validates their identity and contributes to the construction of a meaningful cultural legacy. Finally, this work aims to contribute to the development of inclusive pedagogical practices aimed at the deaf community, promoting the full development of children and overcoming the barriers imposed by society.
Palavras-chave: Literatura surda
Identidade
Contação de histórias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32660
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSB18112024.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons