Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32681| Tipo: | TCC |
| Título: | A afetividade e os processos de ensino-aprendizagem na EJA |
| Autor(es): | Almeida, Eliane Alves da Silva |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira |
| Resumo: | As disciplinas que versam sobre a Educação de Jovens e Adultos despertam o interesse em explorar as questões afetivas que acompanham o público desta modalidade de ensino. O presente trabalho tem como tema A afetividade como parte do processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos, e o objetivo consiste em compreender de que forma a afetividade pode interferir no processo de ensino e aprendizagem entre professores e alunos da EJA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e utilizou-se técnicas de observação e entrevistas semiestruturadas, realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Vaz de Camões localizada no Bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa- PB, nas turmas da EJA dos ciclos I e II no turno da noite. A fundamentação teórica foi baseada na revisão de literatura de autores que trazem a afetividade em seus estudos como Tassoni (2000), Gazoli (2013), Leite (2014), Freire (2011). Após a análise dos dados, concluímos que as relações afetivas dentro da educação de jovens e adultos quando consolidadas entre professores e alunos, entre alunos e seus pares e entre alunos e demais membros da escola, se torna significativa para o processo de ensino e aprendizagem tanto de professores quanto de alunos, contribuindo para a permanência destes na escola. |
| Abstract: | The subjects that dealt with Youth and Adult Education aroused my interest in exploring the emotional issues that accompany the public in this type of education. The theme of this work is Affectivity as part of the teaching and learning process in youth and adult education, and its aim was to understand how affectivity can interfere in the teaching and learning process between teachers and students in the EJA. This is a qualitative study, using observation techniques and semi-structured interviews, carried out at the luiz Vaz de Camões Municipal Elementary School, located in the Mangabeira district, in the city of João Pessoa - PB, in the EJA classes of cycles I and II on the night shift. The theoretical basis was based on a literature review of authors who address affectivity in their studies, such as Tassoni (2000), Gazoli (2013), Leite (2014) and Freire (2011). After analyzing the data, we concluded that affective relationships within youth and adult education, when consolidated between teachers and students, between students and their peers and between students and other members of the school, become significant for the teaching and learning process. |
| Palavras-chave: | Afetividade Ensino aprendizagem Educação de jovens e adultos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32681 |
| Data do documento: | 29-Out-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EASA19112024.pdf | 980,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
