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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32685
Tipo: | TCC |
Título: | Jogo domine o zero da função: experiência com uma turma do 1° ano do ensino médio |
Autor(es): | Silva, Maurício Vieira da |
Primeiro Orientador: | Varella, Vinícius Martins |
Resumo: | O tema do presente estudo investiga uma experiência acerca da aplicação de um jogo como recurso didático para explorar o conteúdo de Função Afim no Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar a aplicação e execução do jogo Domine o Zero da Função no primeiro ano do Ensino Médio em uma Escola Técnica Estadual de Timbaúba/PE. Levantamos como discussão teórica o tema “Ensino de funções e jogos: uma relação possível para a aprendizagem” a partir das teorias de: Gonçalves (2015); Roque (2012); Iezzi e Murakami (2013); Souza (2014); Ferreira (2021); Brasil (2018; 1998); Grando (2004); Kishimoto (2010), entre outros. Realizamos uma investigação exploratória cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificamos que o jogo possibilitou uso de diferentes estratégias de resolução para o cálculo do zero da função, bem como promoveu a interação e autoavaliação dos estudantes. Também observamos erros e dificuldades comuns, que nos mostram que o conteúdo ainda não é dominado pela maioria dos estudantes, os quais nos permitem concluir que o uso de recursos didáticos como os jogos, nas práticas metodológicas aplicadas em sala de aula, pode facilitar o ensino e aprendizagem de Função Afim contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia e interação. |
Abstract: | The subject of this study investigates an experience about the application of a game as a didactic resource to explore the content of Affine Function in High School. The study was carried out with the general aim of analyzing the application and execution of the game Domine o Zero da Função in the first year of secondary school at a State Technical School in Timbaúba/PE. The theoretical discussion was based on the theme “Teaching functions and games: a possible relationship for learning” based on the theories of: Gonçalves (2015); Roque (2012); Iezzi and Murakami (2013); Souza (2014); Ferreira (2021); Brasil (2018; 1998); Grando (2004); Kishimoto (2010), among others. We carried out an exploratory investigation whose data was interpreted using a qualitative approach. As a result, we found that the game enabled the use of different solving strategies to calculate the zero of the function, as well as promoting student interaction and self-assessment. We also observed common errors and difficulties, which show us that the content has not yet been mastered by the majority of students, which allows us to conclude that the use of didactic resources such as games, in the methodological practices applied in the classroom, can facilitate the teaching and learning of Affine Functions, contributing to the development of critical thinking, autonomy and interaction. |
Palavras-chave: | Função afim Ensino de matemática Jogos matemáticos Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32685 |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
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