Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32688
Tipo: | Dissertação |
Título: | Rabecando e brincando com o bombardino: uma análise sobre o bombardino na música brasileira a partir de duas obras |
Autor(es): | Cardoso, Hugo Leonardo dos Santos |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Fabio Henrique Gomes |
Resumo: | Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada entre agosto de 2021 e novembro de 2023, cujo foco foi a presença do bombardino na música brasileira. A partir de uma perspectiva etnomusicológica, o objetivo da pesquisa foi compreender as principais características da música brasileira presentes nas obras Rabecando, de Fernando Deddos, e Brincando com o Bombardino, de Edmael Santos. Os objetivos específicos foram: identificar as principais obras para bombardino conhecidas entre os instrumentistas; compreender os perfis e inserção dos instrumentistas em contextos de prática do bombardino; compreender as dimensões estruturais de duas obras selecionadas entre as mais conhecidas; e compreender as concepções dos compositores sobre suas obras. Para alcançar os objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, articulando fontes documentais, bibliográficas, de entrevistas e questionários. As análises e interpretações foram realizadas a partir da articulação das informações produzidas com o campo da etnomusicologia e áreas afins. Os resultados dos questionários, aplicados a músicos, professores e estudantes envolvidos na Associação Eufônios e Tubas do Brasil (ETB), auxiliaram na identificação de duas obras e compositores amplamente mencionados, Rabecando, de Fernando Deddos, e Brincando com o Bombardino, de Edmael Santos. Os depoimentos dos compositores possibilitaram compreender suas inspirações ao compor suas obras e discutir suas percepções sobre a brasilidade e o papel do bombardino na música brasileira. Esses diálogos proporcionaram uma compreensão mais profunda das diferentes abordagens de composição para o bombardino, proporcionando uma visão mais aprofundada sobre o repertório brasileiro para esse instrumento. |
Abstract: | This work presents and discusses the results of a master's degree research carried out between August 2021 and November 2023, which focused on the presence of bombardino in Brazilian music. From an ethnomusicological perspective, the research sought to understand the main characteristics of Brazilian music present in the works Rabecando, by Fernando Deddos, and Brincando com o Bombardino, by Edmael Santos. The specific objectives were: to identify the main works for bombardino known among instrumentalists; understand the profiles and insertion of instrumentalists in bombardino practice contexts; understand the structural dimensions of two works selected among the best known; and understand composers' conceptions of their works. To achieve the objectives, field research was developed with a qualitative approach, combining documentary, bibliographical, interview and questionnaire sources. The analyzes and interpretations were carried out based on the articulation of information produced within the field of ethnomusicology and related areas. The results of the questionnaires, applied to musicians, teachers and students involved in the Associação Eufônios e Tubas do Brasil (ETB), helped to identify two widely mentioned works and composers, Rabecando, by Fernando Deddos, and Brincando com o Bombardino, by Edmael Santos. The composers' statements made it possible to understand their inspirations when composing their works and discuss their perceptions about Brazilianness and the role of the bombardino in Brazilian music. These dialogues provided a deeper understanding of the different compositional approaches for the bombardino, providing a deeper insight into the Brazilian repertoire for this instrument. |
Palavras-chave: | Bombardino Eufônio Música brasileira Euphonium Brazilian Music |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32688 |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HugoLeonardoDosSantosCardoso_Dissert.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons