Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32689
Tipo: TCC
Título: A Importância da literatura no desenvolvimento do aluno leitor
Autor(es): Silva, Ismael Belo da
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura no desenvolvimento do aluno leitor ao longo da educação básica, com ênfase no ensino fundamental. A pesquisa busca responder à seguinte questão: como a inserção da literatura no ambiente escolar pode contribuir para a formação de leitores críticos e reflexivos? Para isso, o trabalho investiga de que forma a leitura de obras literárias influencia na formação do leitor durante a educação básica, abordando a relevância de ter um contato contínuo com os textos literários em todas as etapas da vida estudantil, principalmente nos anos iniciais, destacando a importância de um bom professor leitor na promoção de um ambiente favorável ao crescimento das habilidades literárias e críticas. Para esse propósito, foram realizados estudos bibliográficos de autores estudiosos sobre o tema em questão, tais como Antonio Candido (2011), Jonathan Culler (1999), Faraco (2009) e Souza (2008), os quais debatem de forma abrangente sobre importância da literatura na formação crítica e social dos estudantes. Além disso, discute-se a relevância da mediação pedagógica na formação dos leitores autônomos, ao mesmo tempo em que são apontados os obstáculos estruturais e pedagógicos existentes na educação, como a ausência de estímulo à leitura e a insuficiência das bibliotecas escolares. A partir dos estudos bibliográficos, conclui-se que o contato com a literatura, quando bem mediado, é essencial não apenas para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e cognitivas dos alunos, mas também para promover uma compreensão ampla e crítica sobre o mundo, ao mesmo tempo em que desperta o interesse e o prazer pela leitura, aumentando o repertório imaginativo, cultural e social.
Abstract: The presente work aims to discuss the importance of literature in the development of student readers throughout basic education, with a focus on elementary school. The research seeks to answer the following question: how can the integration of literature in the school environment contribute to the formation of critical and reflective readers? To address this, the study examines how reading literary works influences reader development during basic education, emphasizing the significance of continuous engagement with literary texts at all stages of schooling, particularly in the early years, and highlighting the role of a skilled teacher-reader in fostering an environment conducive to the growth of literary and critical skills. For this purpose, bibliographic studies were conducted based on the works of renowned scholars on this subject, including Antonio Candido (2011), Jonathan Culler (1999), Faraco (2009), and Souza (2008), who discuss in depth the importance of literature in students’ critical and social formation. Additionally, the study addresses the relevance of pedagogical mediation in shaping autonomous readers while pointing out structural and pedagogical challenges in education, such as the lack of reading incentives and insufficient school libraries. Based on these bibliographic studies, the conclusion is that well-mediated engagement with literature is essential not only for the development of students' linguistic and cognitive skills but also for promoting a broad and critical understanding of the world. It simultaneously fosters interest and pleasure in reading, enriching students' imaginative, cultural, and social repertoires.
Palavras-chave: Literatura
Hábito de leitura
Mediação pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32689
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IBS19112024.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons