Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32693
Tipo: Dissertação
Título: Evasão e permanência no ensino superior : o caso do curso de secretariado executivo (Campus IV/UFPB)
Autor(es): Andrade, Anne Angely Guedes
Primeiro Orientador: Castro Neto, Mariano
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que causam a evasão e a permanência no curso de Secretariado Executivo. O estudo foi conduzido no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado em Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba. Nosso estudo se fundamenta em autores como Branco (2020) e Silva (2017), entre outros. Metodologicamente, adotamos uma abordagem quanti-qualitativa. Analisamos a trajetória do curso ao longo dos últimos dez anos, entrevistando tanto alunos do último período quanto ex-alunos que não concluíram a graduação. Para a coleta de dados, realizamos e transcrevemos entrevistas com perguntas abertas e fechadas. No contexto da expansão e interiorização do ensino superior, e reconhecendo a importância de garantir não apenas o acesso, mas também o sucesso acadêmico.Constatamos que a produção acadêmica sobre evasão e permanência no curso de Secretariado Executivo é ainda incipiente. A escassez de literatura sobre o tema reforça a relevância desta pesquisa, que busca contribuir de maneira significativa para a compreensão desses fenômenos. Assim, esperamos que os resultados obtidos possibilitem à instituição estabelecer metas e estratégias eficazes para mitigar a evasão e promover a permanência dos estudantes. Esperamos que os resultados obtidos possam fornecer subsídios para que o Centro possa traçar políticas eficazes que reduzam a evasão e fortaleçam a permanência dos alunos.
Abstract: This research aims to analyse the factors contributing to attrition and retention in the Executive Secretariat course. The study will be conducted at the Center for Applied Sciences and Education (CCAE) on the UFPB Campus IV in Mamanguape, located on the northern coast of Paraíba. Our study is grounded in the works of researchers such as Branco (2020), Silva (2017), and others. Regarding methodology, our research will be qualitative and quantitative.We will analyze the course for the past ten years by interviewing current final- year and former students who did not complete the Executive Secretariat degree. To gather the necessary information, we recorded and transcribed the interviews using open-ended and closed-ended questions. Considering the context of the expansion and regionalization of higher education and the importance of ensuring access and academic success.We have identified a scarcity of literature addressing attrition and retention in this specific course. Therefore, we believe this research will contribute significantly to the field, aiding in understanding these phenomena and enabling the institution to establish goals to address or reduce the number of dropouts.We hope that the results will provide the Center with the necessary tools to develop effective policies to reduce attrition and strengthen student retention.
Palavras-chave: Ensino superior - Evasão - UFPB
Ensino superior - Permanência - UFPB
Políticas educacionais - Evasão
Evasion
Permanence
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32693
Data do documento: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnneAngelyGuedesAndrade_Dissert.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons