Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32694
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino-aprendizagem de matemática financeira por meio da resolução de problemas no programa de residência pedagógica |
Autor(es): | Santos, Antonio Leandro Silva de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Souza, Cristiane Fernandes de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma pesquisa que descreve, de forma reflexiva, algumas das ações realizadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV. O objetivo da pesquisa foi investigar as potencialidades e limitações de uma proposta didático-pedagógica baseada na tendência metodológica da Resolução de Problemas, com foco na Matemática Financeira. As ações descritas nesta pesquisa ocorreram entre os meses de agosto e setembro de 2023 em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, composta por 40 estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto – PB. A proposta elaborada segue os dez passos indicados por Onuchic et al. (2014) no livro Resolução de Problemas: teoria e prática. Além dos estudos sobre Resolução de Problemas de Onuchic et al. (2014), também destacamos Dante (2009), Van de Walle (2009) e Marconato (2020). Outros referenciais utilizados foram os documentos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (Brasil, 1998; 1999; 2000). A respeito dos procedimentos metodológicos, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa exploratória, com características de um estudo de caso, utilizando a observação como principal instrumento de coleta de informações além de registros fotográficos das aulas. Após a realização da pesquisa, entre os principais resultados observados durante a ação estão o interesse, engajamento e a participação ativa dos estudantes, além da promoção de habilidades e competências propostas pela BNCC, como a reflexão, raciocínio lógico, argumentação e resolução de problemas. |
Abstract: | This undergraduate paper (TCC in Portuguese) shows research that describes, through a reflexive way, some of the actions carried out under the Pedagogical Residency Program of the Mathematics Degree course at UFPB/Campus IV. The aim of the research was to investigate the potential and limitations of a didactic-pedagogical proposal based on the methodological Problem-Solving trend, with a focus on Financial Mathematics. The activities detailed in this research took place from August to September 2023, at a senior high school class consisting of 40 students, at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren (State Primary and Secondary School - Frederico Lundgren) located in Rio Tinto – PB. The proposal follows the ten steps indicated by Onuchic et al. (2014) in the book Resolução de Problemas: teoria e prática (Problem-Solving: theory and practice). In addition to the studies about Problem-Solving by Onuchic et al. (2014), we also highlight Dante (2009), Van de Walle (2009) e Marconato (2020). Other references used were educational documents such as, Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC) (Brasil, 2018) and the National Curricular Guidelines (PCN) (Brasil, 1998; 1999; 2000). Regarding the methodological procedures, this research takes on a qualitative approach and is characterized as exploratory, with the characteristics of a case study, using observation as the main information gathering tool, as well as photographic records of the classes. After the development of the research, among the main results observed during the work are the interest, engagement and the active participation of students, in addition to promoting the skills and competencies proposed by the BNCC, such as reflection, logical reasoning, argumentation and problem-solving. |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Programa de residência pedagógica Matemática financeira Aprendizagem contextualizada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32694 |
Data do documento: | 23-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AntonioLeandroSilvadeCarvalhoSantos_TCC.pdf | TCC | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AntonioLeandroSilvadeCarvalhoSantos_TERMO.pdf | TERMO | 3,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons