Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32695
Tipo: | TCC |
Título: | História da matemática: abordagem nos livros didáticos do município de Curral de Cima - PB |
Autor(es): | Santos, Thamires Lima dos |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
Resumo: | A História da Matemática como metodologia de ensino proporciona uma nova visão para o ensino e aprendizagem da Matemática, onde é possível responder os porquês matemáticos durante a sua apresentação. O objetivo desta pesquisa consiste em investigar a abordagem e a importância da História da Matemática nos livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio no município de Curral de Cima – PB, tendo como objeto de estudo os livros didáticos como suporte para o ensino e aprendizagem, através da História da Matemática. Dessa maneira, a pesquisa busca responder o seguinte questionamento: como a História da Matemática é abordada nos livros didáticos e qual a sua importância. Para isso, buscamos analisar os livros didáticos do município de Curral de Cima – PB, sendo as coleções SuperAção e Prisma, nas versões do aluno e do professor. Com esse intuito, adotamos a metodologia, como uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, tendo como referencial teórico os autores Mendes e Chaquiam (2016), Fossa (2022), Santos e Pozzobon (2012), D’Ambrosio (2021), Machado e Silva (2021), entre outros. Para desenvolvermos a pesquisa, identificamos como a História é proposta nos livros e nos artigos científicos e avaliamos a sua relevância conforme os pesquisadores. Em seguida, analisamos as coleções avaliando como a história está presente e como as informações, as motivações e a estratégia de ensino utilizando-a nos livros didáticos contribuem para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Por fim, pudemos investigar e relacionar as propostas defendidas e analisadas por pesquisadores da área da História da Matemática e conforme está abordado nos livros didáticos analisados. Foi obtido como resultado, a presença da História da Matemática nas duas coleções, por meio de curiosidades, imagens, pequenos textos introdutórios e algumas atividades. Em suma, ao analisar os livros didáticos das duas coleções, encontramos a História da Matemática na qual é capaz de despertar o interesse do aluno, porém, requer outros recursos para complementar o processo de ensino- aprendizagem. |
Abstract: | The History of Mathematics as a teaching methodology provides a new vision for the teaching and learning of mathematics, where it is possible to answer the mathematical whys during its presentation. The aim of this research is to investigate the approach and importance of the History of Mathematics in textbooks used in primary and secondary schools in the municipality of Curral de Cima - PB, using textbooks as a support for teaching and learning through the History of Mathematics. In this way, the research seeks to answer the following question: how is the History of Mathematics approached in textbooks and how important is it? To this end, we sought to analyze the textbooks of the municipality of Curral de Cima - PB, the SuperAção and Prisma collections, in the student and teacher versions. To this end, we adopted the methodology as a qualitative, exploratory and bibliographical research, using as theoretical reference the authors Mendes and Chaquiam (2016), Fossa (2022), Santos and Pozzobon (2012), D'Ambrosio (2021), Machado and Silva (2021), among others. To carry out the research, we identified how history is proposed in textbooks and scientific articles and assessed its relevance according to the researchers. We then analyzed the collections, assessing how history is present and how the information, motivations and teaching strategies used in the textbooks contribute to the teaching and learning of mathematics. Finally, we were able to investigate and relate the proposals defended and analyzed by researchers in the field of the History of Mathematics and how it is approached in the textbooks analyzed. The result was the presence of the History of Mathematics in the two collections, through curiosities, images, short introductory texts and some activities. In short, when analyzing the textbooks in the two collections, we found that the History of Mathematics is capable of arousing student interest, but requires other resources to complement the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | História da matemática Ensino-aprendizagem Livros didáticos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32695 |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThamiresLimadosSantos_TCC.pdf | TCC | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ThamiresLimadosSantos_TERMO.pdf | TERMO | 156,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons