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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32700
Tipo: TCC
Título: A presença da etnomatemática nas aulas de matemática nas escolas estaduais indígenas das cidades de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto - PB
Autor(es): Pessoa, Elton Urbano
Primeiro Orientador: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a incorporação e aplicação da Etnomatemática no ensino de Matemática em Escolas Indígenas Estaduais das cidades de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, com foco nas comunidades Potiguara. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa e descritiva, sendo delineada como um estudo de caso. Foram aplicados questionários utilizando a plataforma Google Forms com seis professores de Matemática dessas escolas, abordando o perfil dos docentes, suas práticas pedagógicas e seus conhecimentos sobre Etnomatemática. Os resultados mostraram que apesar de todos os professores reconhecerem a importância da Etnomatemática, ainda há desafios significativos para integrá-la de forma eficaz ao currículo escolar. A falta de materiais pedagógicos específicos foi apontada como o principal obstáculo. Além disso, os professores destacaram a necessidade de formação continuada para aprimorar suas práticas pedagógicas em relação a temática. Concluiu-se que a Etnomatemática pode trazer inúmeros benefícios para a preservação dos saberes tradicionais do povo Potiguara e para a melhoria do ensino de Matemática. Contudo, é necessário investir em materiais didáticos adaptados e programas de capacitação docente para promover um ensino mais contextualizado e inclusivo.
Abstract: The objective of this research was to investigate the incorporation and application of Ethnomathematics in the teaching of Mathematics in State Indigenous Schools in the cities of Baía da Traição, Marcação and Rio Tinto, with a focus on the Potiguara communities. The methodology used was qualitative and descriptive in nature, and was outlined as a case study. Questionnaires were applied using the Google Forms platform to six Mathematics teachers from these schools, addressing the profile of the teachers, their pedagogical practices and their knowledge about Ethnomathematics. The results showed that, although all teachers consider the importance of Ethnomathematics, there are still significant challenges to effectively integrate this form into the school curriculum. The lack of specific pedagogical materials was pointed out as the main obstacle. In addition, teachers highlighted the need for continued training to improve their pedagogical practices in relation to the topic. It is concluded that Ethnomathematics can bring considerable benefits to the preservation of the traditional knowledge of the Potiguara people and to the improvement of Mathematics teaching. However, it is necessary to invest in adapted teaching materials and teacher training programs to promote more contextualized and inclusive teaching.
Palavras-chave: Etnomatemática
Povo Potiguara
Matemática
Escolas indígenas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32700
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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