Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32701
Tipo: | TCC |
Título: | Educação financeira: uma abordagem pedagógica do jogo piquenique no ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Crislayne de Araújo |
Primeiro Orientador: | Souza, Cristiane Fernandes de |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso vem apresentar uma pesquisa que tem por objetivo explorar o uso pedagógico do Jogo Piquenique para abordagem da Educação Financeira no 9º ano do Ensino Fundamental. Faz referência a vários autores, incluindo Eker (2005); Sousa, Vaz e Pimentel (2018), Santos e Araújo (2021), Rocha (2022), Brasil (2018), dentre outros. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa está classificada como qualitativa e exploratória, visando responder à questão sobre os impactos pedagógicos do uso do Jogo Piquenique na aprendizagem da Educação Financeira no 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto à coleta de dados, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, pois permitiu um estudo mais profundo e detalhado do conhecimento de Educação Financeira por meio de uma proposta de sequência didática para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Com o desenvolvimento da sequência em sala de aula, as análises dos dados da pesquisa evidenciaram que essa metodologia contextualizada promove uma interação mais significativa entre os alunos, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, conhecimentos matemáticos como a porcentagem e tomadas de decisão no contexto da Educação Financeira. Esta pesquisa permite a exploração de outras temáticas da Matemática e a busca por estratégias que resultem em uma aprendizagem mais significativa, na qual os alunos se sintam verdadeiramente motivados a apreender de maneira prática e contextualizada. |
Abstract: | This Course Conclusion Paper presents research that aims to explore the pedagogical use of the Picnic Game to approach Financial Education in the 9th year of Elementary School. It references several authors, including Eker (2005); Sousa, Vaz and Pimentel (2018), Santos and Araújo (2021), Rocha (2022), Brasil (2018), among others. In relation to methodological procedures, the research is classified as qualitative and exploratory, aiming to answer the question about the pedagogical impacts of using the Picnic Game in learning Financial Education in the 9th year of Elementary School. Regarding data collection, the research is characterized as a case study, as it allowed a deeper and more detailed study of Financial Education knowledge through a proposed teaching sequence for students in the 9th year of Elementary School. With the development of the sequence in the classroom, analysis of the research data showed that this contextualized methodology promotes a more meaningful interaction between students, favoring the development of critical thinking, mathematical knowledge such as percentages and decision making in the context of Financial Education. This research allows the exploration of other Mathematics themes and the search for strategies that result in more meaningful learning, in which students feel truly motivated to learn in a practical and contextualized way. |
Palavras-chave: | Educação financeira Jogos didáticos Jogo piquenique Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32701 |
Data do documento: | 23-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CrislaynedeAraújoSilva_TCC.pdf | TCC | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
CrislaynedeAraújoSilva_TERMO.pdf | TERMO | 235,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons