Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32706
Tipo: TCC
Título: Desafios do professor homem nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Luz, Denilson Severino da
Primeiro Orientador: Batista, Aline Cleide
Segundo Orientador: Soares, Maria Valdenice Resende
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral identificar como os professores homens são vistos na docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através da entrevista semiestruturada com professores homens, com professoras e com mães, buscou-se estabelecer ligações que permitam responder questões como: Será que há diferenciação na docência de professores homens e/ou mulheres? Existe um padrão feminino ou masculino de ensinar e/ou cuidar? Quais os desafios enfrentados pelos homens que optam por esta profissão? O referencial teórico teve como foco a atuação masculina na educação de crianças, bem como possíveis desafios enfrentados. A pesquisa apresentou como base de diálogos, autores como Louro (1997), Sayão (2000), Rabelo (2013), Silveira (2012), entre outros. A participação de homens no ensino de crianças é uma forma de fomentar a igualdade de gênero e diversificar o ambiente escolar. No entanto, é necessário promover mudanças culturais que valorizem a presença do homem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Destaca-se também que é importante haver mais publicações voltadas para esta etapa de ensino. Reconhecer a importância do homem como educador nas séries iniciais pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais equilibrado e acolhedor.
Abstract: This study aims to identify how male teachers are perceived in the teaching profession within the early years of primary education. Through semi-structured interviews with male teachers, female teachers, and mothers, the research seeks to address questions such as: Is there a difference in teaching between male and female teachers? Is there a gender-specific approach to teaching or caregiving? What challenges do men face when choosing this profession? The theoretical framework focuses on the role of men in children’s education and the potential challenges they encounter. Key authors, including Louro (1997), Sayão (2000), Rabelo (2013), and Silveira (2012), among others, inform the discussion. Male participation in children’s education promotes gender equality and diversifies the school environment. However, cultural shifts are necessary to value the presence of men in the early years of primary education. Furthermore, more publications focusing on this educational stage are needed. Recognizing the importance of men as educators in the early grades can help create a more balanced and welcoming workplace.
Palavras-chave: Docência
Anos iniciais do ensino fundamental
Professor
Homem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32706
Data do documento: 24-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DenilsonSeverinodaLuz_TCC.pdfTCC722,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DenilsonSeverinodaLuz_TERMO.pdfTERMO296,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons