Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32710
Tipo: TCC
Título: Jogos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de alunos/as
Autor(es): Ribeiro, Maria Juliane
Primeiro Orientador: Alves, Francisca Terezinha de Oliveira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, denominado de “Jogos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de alunos/as”, se constituiu em uma pesquisa qualitativa com uma proposta de intervenção realizada em uma turma do 3º do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Jacaraú. O objetivo geral da pesquisa foi realizar um estudo sobre os jogos matemáticos e as contribuições ao processo de aprendizagem de alunos/as. Como objetivos específicos, tivemos: identificar como se dá o Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar quais jogos matemáticos são usados em sala dos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma proposta de intervenção com jogos matemáticos como possibilidade metodológica. A proposta de intervenção se deu com a elaboração e aplicação de uma sequência didática composta por jogos matemáticos A pesquisa indicou que o ensino de Matemática por meio dos jogos matemáticos potencializa o aprendizado de alunos/as; promoverem a interação social e o trabalho em equipe, sendo uma ferramenta metodológica eficaz para o desenvolvimento cognitivo e o engajamento dos alunos nas aulas de Matemática.
Abstract: The present Course Completion Work – TCC, titled "Mathematical Games in the Early Years of Elementary School: Contributions to the Learning Process of Students," constitutes a qualitative research with an intervention proposal carried out in a 3rd-grade class of Elementary School in a public school in the municipality of Jacaraú. The general objective of the research was to conduct a study on mathematical games and their contributions to the learning process of students. The specific objectives were: to identify how mathematics teaching occurs in the early years of elementary school; to identify which mathematical games are used in early elementary school classrooms; and to present an intervention proposal with mathematical games as a methodological possibility. The intervention proposal involved the development and implementation of a didactic sequence composed of mathematical games. The research indicated that teaching mathematics through games enhances students' learning, promotes social interaction and teamwork, and serves as an effective methodological tool for cognitive development and student engagement in math classes.
Palavras-chave: Matemática
Jogos matemáticos
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32710
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaJulianeRibeiro_TCC.pdfTCC2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaJulianeRibeiro_TERMO.pdfTERMO101,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons