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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32720
Tipo: | TCC |
Título: | Educação indigena: da oralidade ancestral a práxis pedagógica libertadora a educação escolar indígena potiguara |
Autor(es): | Evangelista, Viviane Duarte |
Primeiro Orientador: | Silva, Paulo Roberto Palhano |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto a práxis da educação indígena. Como objetivo perceber a relação da oralidade ancestral na prática pedagógica na educação escolar Indígena Potiguara. Como objetivos: a) estudar a vinculação da oralidade ancestral como uma prática pedagógica fundamental na educação escolar indígena da etnia Potiguara; b) buscar perceber o processo de transmissão do saber ancestral via a oral visando ampliar os conhecimentos e a preservação da cultura, história e identidade do povo Potiguara; c) analisar como a oralidade ancestral é vinculada com a prática pedagógica exercida no chão da escola indígena. Tal objetivo se justifica pelo fato de a cultura Potiguara ser uma das culturas indígenas mais antigas e ricas do Brasil. Percebe-se que a oralidade ancestral se constitui como cultura que é composta por narrativas orais e histórias, transmitidas de geração em geração. A valorização e preservação desse conhecimento ancestral é fundamental para a manutenção da identidade cultural do povo Potiguara. Além disso, a oralidade indígena apresenta características próprias, como a forma de expressão, ritmo e musicalidade, que podem contribuir para a diversificação das práticas pedagógicas e uma educação mais inclusiva e culturalmente sensível. Interculturalidade, bilingue e comunitária constituem as características da contemporânea Educação Indígena Potiguara. A ancoragem teórica deu-se com Palhano Silva (2017), Santos (2021), Cunha (2018), Ferreira (2017), Greenfield (2020), Goody (1987) e outros. O estudo adota uma abordagem qualitativa, realizando entrevistas com educadores e lideranças Potiguara, além de análise bibliográfica sobre o tema. Para realizar as entrevistas foi montado um roteiro com questão fundamentais para serem respondidas por educadores do chão da escola indígena e por lideranças indígenas vinculadas que possuem vínculos com a educação e as lutas do povo Potiguara. Os resultados indicam que a oralidade ancestral não apenas fortalece a identidade, o senso de pertencimento cultural, o processo de sociabilidade entre os parentes, a organicidade por meio dos grupos existentes nas comunidades, mas revela-se como uma matriz possuidora de uma conceitualidade genuína para a educação dos educandos e educadores Potiguara, produtor de diálogo entre o conhecimento tradicional ancestral e o saber científico, formando base intelectual, onde o povo indígena Potiguara seu capital cultural. Conclui-se que a valorização da oralidade como método pedagógico é essencial para o reconhecimento da diversidade cultural e para a construção de uma educação mais inclusiva e representativa para os povos indígenas. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objeto la praxis de la educación indígena. Su objetivo es comprender la relación de la oralidad ancestral en la práctica pedagógica de la educación escolar indígena Potiguara. Los objetivos específicos son: a) estudiar la vinculación de la oralidad ancestral como una práctica pedagógica fundamental en la educación escolar indígena de la etnia Potiguara; b) buscar comprender el proceso de transmisión del saber ancestral a través de la oralidad con el fin de ampliar los conocimientos y preservar la cultura, historia e identidad del pueblo Potiguara; c) analizar cómo la oralidad ancestral está vinculada con la práctica pedagógica llevada a cabo en el contexto de la escuela indígena. Tal objetivo se justifica debido a que la cultura Potiguara es una de las culturas indígenas más antiguas y ricas de Brasil. Se observa que la oralidad ancestral se constituye como una cultura compuesta por narrativas orales e historias, transmitidas de generación en generación. La valorización y preservación de este conocimiento ancestral es fundamental para el mantenimiento de la identidad cultural del pueblo Potiguara. Además, la oralidad indígena presenta características propias, como la forma de expresión, el ritmo y la musicalidad, que pueden contribuir a la diversificación de las prácticas pedagógicas y a una educación más inclusiva y culturalmente sensible. La interculturalidad, el bilingüismo y el sentido comunitario son características de la educación indígena Potiguara contemporánea. La base teórica se construyó con Palhano Silva (2017), Santos (2021), Cunha (2018), Ferreira (2017), Greenfield (2020), Goody (1987) y otros. El estudio adopta un enfoque cualitativo, realizando entrevistas con educadores y líderes Potiguara, además de un análisis bibliográfico sobre el tema. Para realizar las entrevistas, se elaboró un guion con preguntas fundamentales a ser respondidas por educadores en el contexto de la escuela indígena y por líderes indígenas vinculados a la educación y las luchas del pueblo Potiguara. Los resultados indican que la oralidad ancestral no solo fortalece la identidad, el sentido de pertenencia cultural, el proceso de socialización entre los miembros de la comunidad, y la organización mediante los grupos existentes en las comunidades, sino que también se revela como una matriz poseedora de una conceptualización genuina para la educación de los estudiantes y educadores Potiguara, promoviendo el diálogo entre el conocimiento tradicional ancestral y el saber científico, formando una base intelectual donde el pueblo indígena Potiguara constituye su capital cultural. Se concluye que la valorización de la oralidad como método pedagógico es esencial para el reconocimiento de la diversidad cultural y para la construcción de una educación más inclusiva y representativa para los pueblos indígenas |
Palavras-chave: | Oralidade Educação indígena Potiguara |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32720 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
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