Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alcibele dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-05T15:01:41Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2024-12-05T15:01:41Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32724-
dc.description.abstractA curriculum proposal, as a document that instructs the curriculum of educational institutions, demands, simultaneously, on the one hand, understanding its reference for the elaboration of projects and pedagogical practices, and, on the other hand, knowing its propositions in depth. In this sense, the research carried out aimed to analyze the Paraíba Core State Standards (in portuguese, Proposta Curricular do Estado da Paraíba, therefore the acronym PCEP is used) for the teaching of Portuguese in the early years of elementary school, focusing on the theme of beginning reading instruction and literacy, seeking to understand how the document guides the work for the curricular component, from the perspective mentioned. Recalling the historicity of writing, beginning reading instruction is understood, from the concept of initial learning of reading and writing, and literacy, as social uses and practices of language. Methodologically, a qualitative approach was used, employing documentary research and content analysis, to examine, in the learning objects and contents of the PCEP, related to the teaching of Portuguese, whether the text is the central object and if there is articulation between beginning reading instruction and literacy. From the analyzes, it is concluded that although the mentioned curricular proposal presents the text and literacy articulated to the reading beginning instruction process, as one of the fundamental principles that guide it, this assumption is not realized in its learning objects and contents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-05T15:01:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASS19112024.pdf: 1881013 bytes, checksum: 04c2fa37870eb2e3c8488c7bb2da0a48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-05T15:01:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASS19112024.pdf: 1881013 bytes, checksum: 04c2fa37870eb2e3c8488c7bb2da0a48 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProposta curricular do estado da Paraíbapt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: análise da proposta curricular do estado da Paraíba para o ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brunieri, Hermes Talles dos Santos-
dc.description.resumoUma proposta curricular, enquanto documento que instrui o currículo de instituições escolares, demanda, concomitantemente, de um lado, compreender sua referência para a elaboração de projetos e práticas pedagógicas, e, de outro, conhecer a fundo suas proposições. Nesse sentido, a investigação realizada objetivou analisar a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP) para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática da alfabetização e do letramento, buscando compreender como o documento orienta o trabalho para o componente curricular, a partir da perspectiva citada. Retomando historicidade da escrita, compreende-se a alfabetização, a partir do conceito de aprendizagem inicial da leitura e da escrita, e o letramento, como usos e práticas sociais de linguagem. Metodologicamente, realizou-se uma abordagem de cunho qualitativo, empregando a pesquisa documental e a análise de conteúdo, para examinar, nos objetos de aprendizagem e conteúdos da PECP, relativos ao ensino de língua portuguesa, se o texto é objeto central e se há articulação entre alfabetização e letramento. A partir das análises, conclui-se que apesar da mencionada proposta curricular apresentar o texto e o letramento articulado ao processo de alfabetização, como um dos princípios fundamentais que a norteiam, esse pressuposto não se concretiza em seus objetos de aprendizagem e nos conteúdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASS19112024.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons