Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3273
metadata.dc.type: TCC
Title: Os efeitos da sequência didática na reescrita de textos dissertativos-argumentativos
metadata.dc.creator: Lambert, Maria do Socorro Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Socorro Claudia Tavares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Afonso, Lília dos Anjos
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Maria das Graças
metadata.dc.contributor.referee2: Nery, Luciana Fernandes
metadata.dc.contributor.referee3: Lucena, Josete Marinho de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da sequência didática na reescrita de textos dissertativos-argumentativos, especificamente, nas Competências II e III, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Nesse sentido, buscamos responder a seguinte questão: Qual o efeito da sequência didática no processo de reescrita de textos dissertativos-argumentativos? A presente pesquisa fundamentou-se nos estudos de Serafini (2000) e Passarelli (2012) sobre produção textual como processo. Como procedimento metodológico, fizemos algumas intervenções a partir de uma sequência didática que abordou as cinco competências da matriz de correção do Enem. O corpus foi constituído de 32 redações, sendo 16 referentes à produção inicial e 16 referentes à produção final. Para a análise desses textos, utilizamos os níveis de desempenho da competência II e da competência III da Matriz de Correção do Enem, pois os alunos apresentaram mais dificuldades nessas competências. Os resultados nos revelam que as produções finais apresentaram uma melhora em relação às produções iniciais. Concluímos que a aplicação da sequência didática foi de fundamentação importância na reescrita dos textos dissertativos-argumentativos por esses estudantes.
Abstract: This work aimed to investigate the effects of the didactic sequence in the rewriting of argumentative-essay texts, specifically in Competences II and III, of the students of the 3rd year of High School. In this sense, we try to answer the following question: What is the effect of the didactic sequence in the rewriting process of argumentative-essay texts? The present research was based on the studies of Serafini (2000) and Passarelli (2012) on textual production as a process. As a methodological procedure, we made some interventions based on a didactic sequence that addressed the five competencies of the Enem correction matrix. The corpus consisted of 32 essays, 16 of which were for the initial production and 16 for the final production. For the analysis of these texts, we used the levels of performance of competence II and competence III of the Enem Correction Matrix, since the students presented more difficulties in these competences. The results show that the final productions showed an improvement over the initial productions. We conclude that the application of the didactic sequence was of importance importance in the rewriting of the argumentative-essay texts by these students.
Keywords: Sequência Didática
Reescrita
Redação do Enem
Competências
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3273
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSFL14122017.pdf16,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons