Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32761
Tipo: | TCC |
Título: | A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento no Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Autor(es): | Santana, Renally Lima |
Primeiro Orientador: | Kunz, Marinês Andrea |
Resumo: | O presente estudo apresenta a literatura infantil como um recurso para alfabetização e letramento de crianças com TEA. O objetivo geral desta pesquisa é discutir a literatura infantil como recurso pedagógico na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A metodologia é centrada na abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica, com Trabalho de Conclusão de Curso do Repositório da Universidade Federal da Paraíba, a partir de buscas realizadas. O trabalho apresenta a história do autismo e as dificuldades de aprendizagem, aborda a literatura infantil e o processo de alfabetização e letramento, possui uma análise dos TCCs e finaliza com uma proposta pedagógica. Através dos estudos, diversos autores potencializaram esta pesquisa abrindo um diálogo, os três em destaque são Sassaki (2009) apresentando a inclusão, Candido (1995) apontando a importância da literatura e Soares (2004) sobre alfabetização e letramento. A pesquisa concluiu que é necessário que a diversidade esteja participando no processo de construção e a literatura infantil permite que o processo de alfabetização e letramento aconteça de uma forma mais fluida. |
Abstract: | This study presents children's literature as a resource for literacy for children with ASD. The general objective of this research is to discuss children's literature as a pedagogical resource in the literacy of children with Autism Spectrum Disorder. The methodology is centered on the qualitative approach with bibliographical research, with the Course Conclusion Work from the Repository of the Federal University of Paraíba, based on searches carried out. The work presents the history of autism and learning difficulties, addresses children's literature and the process of literacy and literacy, has an analysis of the TCCs and ends with a pedagogical proposal. Through the studies, various authors have boosted this research by opening up a dialogue, the three that stand out are Sassaki (2009) presenting inclusion, Candido (1995) pointing out the importance of literature and Soares (2004) on literacy and literacy. The research concluded that it is necessary for diversity to participate in the construction process and that children's literature allows the literacy and literacy process to happen in a more fluid way. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Desenvolvimento infantil Transtorno do Espectro Autista Alfabetização Letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32761 |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RLS22112024.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons