Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3277
Tipo: TCC
Título: Dom Casmurro no ensino médio: as novas tecnologias e os círculos de leitura como aliados na leitura literária
Autor(es): Ferreira, Rejane dos Santos
Primeiro Orientador: Farias, Alyere Silva
referee1 : Silva, Aline Cunha de Andrade
referee2: Araújo, Deyseane Pereira dos Santos
Resumo: O presente trabalho atenta para a questão do ensino de Literatura no Ensino Médio, abordando questões acerca das orientações estabelecidas pelos documentos oficiais que regem a educação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, entre outros. Temos como objetivo, aliar o uso das novas tecnologias aos Círculos de Leitura para promover o interesse dos alunos do Ensino Médio pela leitura literária do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, através de uma proposta metodológica apresentada no último capítulo deste trabalho. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, partindo da importância da leitura literária nas escolas, trazendo o pensamento de alguns teóricos, pesquisadores e estudiosos sobre o assunto; enfocamos as mudanças pelas quais tem passado a sociedade, em relação ao uso das novas tecnologias e como elas podem contribuir com o ensino de Literatura, com enfoque no YouTube®, que apresenta em seu conteúdo os canais literários, que podem ser reconhecidos, através de nossa pesquisa, como um meio de incentivar jovens a adolescentes à prática da leitura literária.
Abstract: The present work looks at the issue of the teaching of Literature in High School, addressing questions about the guidelines established by the official documents that govern Brasilian education, with the law of guidelines and Bases of Education and the National Curricular Guidelines for Teaching Medium, among others. We aim to evaluate the use of news technologies in Reading Circles to promote the interest of students in High School for literary reading of the novel Dom Casmurro, of Machado de Assis, through a methodological proposal presented in the last chapter of this work. To do so, we conducted a biographical research, starting from the importance of literary reading in schools, bringing the thinking of some theorists, researchers and scholars on the use of new technologies and how they can contribute with the teaching of Literature, focusing on YouTube®, which presents in its content the literary channels, which can be recognized through our research, as a means of encouraging young people and adolescents to practice literary reading.
Palavras-chave: Dom Casmurro - Literatura
Círculos de leitura
Novas tecnologias
Leitura literária
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3277
Data do documento: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSF07122017.pdf704,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons