Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32801
Tipo: Dissertação
Título: O Programa Nacional de Assistência Estudantil e a permanência de estudantes no ensino médio de formação profissional tecnológica
Autor(es): Januário, Iara de Souza
Primeiro Orientador: Geglio, Paulo César
Resumo: A pesquisa aborda a implementação da assistência estudantil por meio da concessão de auxílio financeiro aos estudantes do ensino médio técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus de Santa Rita. O problema de pesquisa investiga a percepção dos estudantes sobre o impacto do auxílio financeiro em sua permanência nos cursos da instituição. Para isso, foi realizado um levantamento de dados por meio de um questionário eletrônico aplicado a um grupo de 23 estudantes dos cursos de Meio Ambiente e Informática. O estudo também incluiu informações pessoais, sociais, econômicas e familiares dos estudantes, visando identificar seu perfil socioeconômico e compreender a importância do auxílio e sua relação com a permanência nos cursos. Os resultados indicam que os estudantes têm uma visão positiva do auxílio financeiro, pois os motiva a continuar e concluir os cursos, especialmente devido às oportunidades que proporciona no mercado de trabalho. Além disso, os dados revelam que a qualidade do ensino oferecido pela instituição é um fator diferencial na busca por emprego, e as dificuldades financeiras representam um obstáculo para a permanência dos estudantes. Assim, o auxílio financeiro é considerado fundamental para o sucesso dos estudantes.
Abstract: The research deals with student assistance by granting financial aid for technical High School students of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Paraíba, Brazil, located on the Santa Rita campus. This study research problem refers to the students’ perceptions of the influence of financial assistance on their permanence in the programs offered by the institution. To do so, data were collected from a group of 23 students of Environmental and Computing studies through an electronic questionnaire. The study also considered personal, social, economic, and familiar data to identify their socioeconomic status to comprehend the relevance of the assistance and its relation to students’ permanence in the program. The results showed a positive perception of students about the financial aid for permanence as it motivates them to continue and conclude the courses, above all, because they qualify them for a good opportunity in the labor market, which is fundamentally relevant. Data also pointed out that the quality of the teaching offered by the institution plays a role in getting a position in the labor market, and that financial difficulties are an impediment to permanence, therefore, assistance is fundamental for them.
Palavras-chave: Assistência estudantil
Educação profissional
Permanência estudantil
Auxílio financeiro
Ensino médio técnico
Student assistance
Professional education
Permanence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32801
Data do documento: 15-Mai-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IaraDeSouzaJanuário_Dissert.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons