Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaccoccio, Anita Menechino-
dc.date.accessioned2024-12-10T16:09:04Z-
dc.date.available2024-11-26-
dc.date.available2024-12-10T16:09:04Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32805-
dc.description.abstractThis study analyzed the implementation and functioning of the Voluntary Social Literacy Project of the City Hall of João Pessoa – PB, focusing on the following central objectives: reflecting on the concepts of literacy and literacies in the education of young people, adults, and the elderly; historicizing the education of young people and adults in Brazil; and characterizing the Voluntary Social Literacy Project, highlighting its potential contributions to Adult Education (EJA) in the city of João Pessoa. The study first addressed the concepts of literacy and literacies, based on the theoretical contributions of Paulo Freire (2011), Magda Soares (2015) e Suzana Schwartz (2024). Next, it examined the trajectory of literacy programs implemented since the 1960s: CEPLAR, Cruzada ABC, MOBRAL, Programa Alfabetização Solidária, and Programa Brasil Alfabetizado, contextualizing them in their historical periods and government administrations. In addition to the theoretical review, the study analyzed the insertion of the Voluntary Social Literacy Project into the context of adult education in João Pessoa. The methodological approach of this work was based on qualitative research, using documentary research procedures. The project, which operates in non-school spaces such as associations and community centers, was discussed from its creation, through the challenges faced during its implementation, to its contributions to education in the city. The study concludes that, despite the difficulties, the project significantly contributes to the advancement of literacy in João Pessoa, reinforcing the importance of community initiatives and public policies focused on EJA as instruments of social transformation and inclusion of historically marginalized populations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-10T16:09:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMS26112024.pdf: 392373 bytes, checksum: fe413096c4c97a26e0d3391d18bc9c14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-10T16:09:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMS26112024.pdf: 392373 bytes, checksum: fe413096c4c97a26e0d3391d18bc9c14 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProjeto Alfabetização Social Voluntáriapt_BR
dc.subjectProgramas de alfabetizaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens, adultos e idosos: a implementação do Projeto Alfabetização Social Voluntária no município de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelídia Maria-
dc.description.resumoEste trabalho analisou a implementação e o funcionamento do Projeto Alfabetização Social Voluntária da Prefeitura de João Pessoa – PB, orientando-se nos seguintes objetivos centrais: refletir sobre as concepções de alfabetização e letramento na Educação de Jovens, Adultos e Idosos; historicizar a Educação de Jovens, Adultos e Idosos no Brasil; e caracterizar o Projeto Alfabetização Social Voluntária, destacando suas possíveis contribuições para a EJAI na cidade de João Pessoa. O estudo primeiramente abordou as concepções de alfabetização e letramento, fundamentadas nas contribuições teóricas de Paulo Freire (2011), Magda Soares (2015) e Suzana Schwartz (2024). Em seguida, examinou a trajetória de programas de alfabetização implementados a partir da década de 1960: CEPLAR, Cruzada ABC, MOBRAL, Programa Alfabetização Solidária e Programa Brasil Alfabetizado, contextualizando-os em seus períodos históricos e gestões governamentais. Além da revisão teórica, o estudo analisou a inserção do Projeto de Alfabetização Social Voluntária no cenário da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em João Pessoa. O percurso metodológico deste trabalho foi realizado a partir da pesquisa de natureza qualitativa, utilizando os procedimentos da pesquisa documental. O projeto, que atua em espaços não escolares, como associações e centros comunitários, foi discutido desde sua criação, passando pelos desafios enfrentados durante sua implementação, até suas contribuições para a educação na cidade. O trabalho conclui que, apesar das dificuldades, o projeto contribui significativamente para o avanço da alfabetização em João Pessoa, reforçando a importância de iniciativas comunitárias e políticas públicas voltadas à EJA como instrumentos de transformação social e inclusão de populações historicamente marginalizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMS26112024.pdf383,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons