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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32819
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reflexões sobre o princípio fundamental da contagem e suas consequências |
Autor(es): | Silva, Leonardo Vieira da |
Primeiro Orientador: | Bocker Neto, Carlos |
Resumo: | A Análise Combinatória é um assunto da Matemática ainda considerado difícil por grande parte dos professores e alunos. Isso torna essa área da Matemática temida e, às vezes, evitada pelos próprios educadores. Por, geralmente, não haver uma compreensão adequada desse assunto, encontramos, até mesmo, livros e sites apresentando conceitos com inconsistências ou limitações, o que aprofunda ainda mais as dificuldades de entendimento do tema. Diante disso, este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria da compreensão da Análise Combinatória através de um estudo focado no Princípio Fundamental da Contagem, parte considerada essencial para o bom entendimento dessa área. Buscamos explicar esse princípio detalhadamente, com a finalidade de tornar claro o que ele produz e em quais situações pode ser utilizado. Além da sua versão referente `a tomada de duas decisões, apresentamos a sua versão iterada e formalizações para cada uma delas utilizando a linguagem de conjuntos. Analisamos os enunciados desse princípio em livros e sites, com o intuito de verificar se a sua apresentação está sendo feita de modo correto ou adequado. Em seguida, utilizando-o, desenvolvemos as t´técnicas de contagem abordadas no Ensino Básico e falamos sobre a importância de uma modelagem adequada para a resolução de problemas e para a criação de outras t´técnicas além das tratadas anteriormente. Depois disso, abordamos algumas formas de enfrentar problemas de Análise Combinatória de modo a contribuir para uma boa aplicação dos métodos conhecidos, bem como apresentamos um roteiro que possa auxiliar no enfrentamento desses problemas com maior segurança. Por fim, propomos algumas atividades que podem ser aplicadas e trabalhadas em sala de aula com o objetivo de promover o aprendizado correto e o mais completo possível do Princípio Fundamental da Contagem no Ensino Básico. |
Abstract: | Combinatorial Analysis is a Mathematics topic that is still considered difficult by most teachers and students. This makes this area of Mathematics feared and, sometimes, avoided by educators themselves. Because usually there is no adequate understanding of this subject, we even find books and websites presenting concepts with inconsistencies or limitations, which further deepens the difficulties in understanding the topic. Therefore, this work aims to contribute to improving the understanding of Combinatorics Analysis through a study focused on the Fundamental Counting Principle, a part considered essential for a good understanding of this area. We seek to explain this principle in detail, aiming to make clear what it produces and in which situations it can be used. In addition to its version regarding the making of two decisions, we present its iterated version and formalizations for each of them using set language. We analyze the statements of this principle in books and websites, in order to verify whether its presentation is being done correctly or adequately. Futhermore, using it, we developed the counting techniques covered in Basic Education and explained the importance of adequate modeling for solving problems and creating other techniques apart those previously discussed. After that, we address some ways of facing Combinatorial Analysis problems in order to contribute to a good application of known methods, as well as presenting a script that can help in facing these problems with greater security. Finally, we propose activities that can be applied and worked on in the classroom to promote the correct and most complete learning possible of the Fundamental Principle of Counting in Basic Education. |
Palavras-chave: | Análise Combinatória Princípio Fundamental da Contagem Métodos de Contagem Fundamental Counting Principle Multiplicative Principle Combinatorial Analysis Counting Methods N-tuples |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32819 |
Data do documento: | 28-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática |
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