Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32826
Tipo: TCC
Título: Educação cooperativa no ensino de língua espanhola: entre práticas e desafios
Autor(es): Barros, Renata Costa de
Primeiro Orientador: Costa Júnior, José Veranildo Lopes da
Resumo: A Educação Cooperativa, embora pouco difundida em escala local, apresenta-se como uma proposta interessante de promover um processo de ensino e aprendizagem efetivo e colaborativo frente às tendências individualistas do atual contexto socioeconômico. Este trabalho de conclusão de curso busca fomentar a metodologia cooperativa no ensino de língua espanhola, considerando fatores essenciais como solidariedade, empatia, diálogo e interação social. Nosso objetivo geral consiste em desenvolver práticas de ensino de língua espanhola por meio da Educação Cooperativa, possibilitando o aprendizado colaborativo em sala de aula e fortalecendo as relações interpessoais entre os estudantes. Para tanto, a pesquisa se fundamenta nos princípios difundidos por Echeita (2012) e por outros autores que promovem a Educação Cooperativa como uma alternativa de êxito para a construção do conhecimento escolar. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem de cunho qualitativo, estando centrado em levantamento bibliográfico sobre o tema e na produção de uma sequência de atividades para o ensino médio. O estudo aponta que, no Brasil e principalmente, na Paraíba, a Educação Cooperativa não assume um papel significativo no que tange às metodologias de ensino e aprendizagem, uma vez que as práticas coletivas desenvolvidas em sala de aula, não contemplam, de forma teórica e prática, os verdadeiros preceitos da proposta cooperativa. Assim, consideramos crucial reafirmar o potencial da Educação Cooperativa como estratégia pedagógica que possibilita não só uma forma de transmitir conteúdos, mas a construção de habilidades sociais e emocionais fundamentais para a cidadania crítica e a vida em sociedade.
Abstract: La Educación Cooperativa, aunque poco difundida a nivel local, se presenta como una propuesta interesante para promover un proceso de enseñanza y aprendizaje efectivo y colaborativo frente a las tendencias individualistas del actual contexto socioeconómico. Este trabajo de conclusión de curso busca fomentar la metodología cooperativa en la enseñanza de la lengua española, considerando factores esenciales como la solidaridad, la empatía, el diálogo y la interacción social. Nuestro objetivo general consiste en desarrollar prácticas de enseñanza de la lengua española a través de la Educación Cooperativa, posibilitando el aprendizaje colaborativo en el aula y fortaleciendo las relaciones interpersonales entre los estudiantes. Para ello, la investigación se fundamenta en los principios difundidos por Echeita (2012) y por otros autores que promueven la Educación Cooperativa como una alternativa exitosa para la construcción del conocimiento escolar. Metodológicamente, este estudio adopta un enfoque cualitativo, centrado en un levantamiento bibliográfico sobre el tema y en la producción de una secuencia de actividades para la educación secundaria. El estudio apunta que, en Brasil y, especialmente en Paraíba, la Educación Cooperativa no asume un papel significativo en lo que respecta a las metodologías de enseñanza y aprendizaje, dado que las prácticas colectivas desarrolladas en el aula no contemplan, de manera teórica y práctica, los verdaderos preceptos de la propuesta cooperativa. Así, consideramos crucial reafirmar el potencial de la Educación Cooperativa como estrategia pedagógica que posibilita no solo la transmisión de contenidos, sino la construcción de habilidades sociales y emocionales fundamentales para la ciudadanía crítica y la vida en sociedad.
Palavras-chave: Educação Cooperativa
Ensino de Língua Espanhola
Sequência de Atividades.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32826
Data do documento: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenataCostadeBarros_TCC.pdfTCC920,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RenataCostadeBarros_TERMO.pdfTERMO3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons