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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32828
Tipo: TCC
Título: Breves considerações para a aplicabilidade do método Montessori em escolas públicas, no nível da educação infantil
Autor(es): Silva, Elisângela Marques da
Primeiro Orientador: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: Objetiva-se investigar as possibilidades da implementação do Método Montessori na educação infantil em escolas públicas, mesmo diante das dificuldades de falta de recursos, e as contribuições desse método para a infância. O estudo busca situar o Método Montessori no movimento Escola Nova, procurando compreender sua inserção e relevância. O objetivo geral é compreender as implicações do Método Montessori na educação infantil em escolas públicas. Para alcançar esse objetivo, foram pensados os seguintes objetivos específicos: a) analisar os fundamentos do Método Montessoriano e sua inserção no movimento da escola nova; b) discutir a importância da criança na educação infantil; c) mostrar, por meio da literatura, as implicações do Método Montessori na educação infantil. A metodologia foi de cunho qualitativo, pois, segundo Minayo (2002, p. 21), enfatiza a compreensão de realidades que não podem ser quantificadas. Fez-se uma revisão bibliográfica e análise de vídeos, sites e monografias, referenciando teóricos como Anísio Teixeira, Dermeval Saviani e Franco Cambi. Por fim, discutiram-se os desafios e as possibilidades de aplicação do método, assim como as adaptações necessárias de materiais e demais princípios nas práticas já realizadas. Conclui-se ser possível a vivência de alguns dos princípios do método montessoriano em turmas da educação infantil em escolas públicas.
Abstract: This monograph aims to investigate the possibilities of implementing the Montessori method in early childhood education in public schools, despite the challenges of lacking resources, and the contributions of this method to childhood. The study seeks to situate the Montessori method within the New School movement, aiming to understand itsinsertion and relevance. The general objective is to comprehend the implications of the Montessori method in early childhood education in public schools. To achieve this goal, the following specific objectives were established: a) to analyze the fundamentals of the Montessori Method and its insertion into the New School movement; b) to discuss the importance of the child in early childhood education; c) to identify, through literature, the implications of the Montessori Method in early childhood education. The methodology was qualitative, as according to Minayo (2002, p. 21), it emphasizes understanding realities that cannot be quantified. A bibliographic review and analysis of videos, websites, and monographs were also conducted, referencing theorists such as Anísio Teixeira, Dermeval Saviani, and Franco Cambi. Finally, we will discuss the challenges and possibilities of applying the method, as well as the necessary adaptations of materias and other principles in the practices already implemented in public education.
Palavras-chave: Educação infantil
Infância
Método Montessori
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32828
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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