Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32830
Tipo: TCC
Título: As produções do ENALIC sobre os professores(as) durante a pandemia e sua relação com as mídias digitais
Autor(es): Soares, Maria Lindacy
Primeiro Orientador: Corrêa, André Luis
Resumo: As transformações ocorridas com o avanço do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade: a economia, o social e, especialmente, a área educacional. O presente trabalho, intitulado As Produções do ENALIC sobre os Professores (as) Durante a Pandemia e a sua Relação com as Mídias Digitais, tem como base estudar as implicações causadas no ambiente escolar através da pandemia. A pesquisa objetivou conhecer, através de uma revisão bibliográfica um pouco mais sobre os efeitos do vírus da COVID-19, no ambiente educacional, e estudar a importância do uso das tecnologias digitais como ferramentas de fundamental importância docente nos anos iniciais, como também a necessária adoção do ensino remoto como medida de distanciamento social, desafiando, assim, toda a comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto. A metodologia desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa e, tratando-se de uma pesquisa básica, deu-se por meio de revisão bibliográfica quanto aos procedimentos adotados para coleta de dados, incluindo pesquisas em materiais científicos produzidos por outros autores. Os resultados encontrados revelam que as tecnologias digitais e a docência se complementam, mas é preciso que se compreenda o papel de cada uma no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Las transformaciones ocurridas con el avance del Nuevo coronavirus, causante de la enfermedad denominada COVID-19, provocaron varios cambios, afectando varios ámbitos de la sociedad; económico, social y, especialmente, el área educativa. El presente trabajo, titulado Producciones de ENALIC sobre docentes durante la pandemia y su relación con los medios digitales, se basa en estudiar las implicaciones provocadas en el ámbito escolar por la pandemia. La investigación tuvo como objetivo conocer, a través de una revisión bibliográfica un poco más sobre los efectos del virus COVID-19 en el entorno educativo, y estudiar la importancia del uso de las tecnologías digitales como herramientas de fundamental importancia para la enseñanza en los primeros años, así como la necesaria adopción de la educación remota. la enseñanza como medida de distanciamiento social, desafiando así a toda la comunidad escolar a adaptarse al nuevo contexto. La metodología desarrollada presenta un enfoque cualitativo y, en el caso de la investigación básica, se realizó a través de una revisión bibliográfica respecto de los procedimientos adoptados para la recolección de datos, cuando la investigación se realizó sobre materiales científicos producidos por otros autores. Los resultados encontrados revelan que las tecnologías digitales y la enseñanza se complementan, pero es necesario comprender el papel de cada una en el proceso de enseñanza y aprendizaje.
Palavras-chave: Covid-19
Educação
Ensino remoto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32830
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLS29112024.pdf668,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons