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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32837| Tipo: | TCC |
| Título: | O direito à educação das crianças do campo: acesso, desafios e potencialidades |
| Autor(es): | Silva, Bruna Emanuela Miranda da. |
| Primeiro Orientador: | Araujo, Albertina Maria Ribeiro Brito de |
| Resumo: | O Direito à Educação das Crianças do Campo tornou-se um ponto chave de reflexão sobre os cenários de lutas, conquistas e resistências do povo do campo. Através deste estudo, “O Direito à Educação das Crianças do Campo: Acesso, Desafios e Potencialidades”, objetivamos analisar como o processo de reordenamento das escolas rurais interfere na garantia do direito das crianças de frequentar e permanecer na escola Lindolfo Grilo. Posteriormente, elencamos os seguintes objetivos específicos: identificar quantas escolas foram reordenadas no município de Bananeiras no período dos últimos dois anos; verificar como os responsáveis pelas crianças avaliam o processo de reordenamento da escola Lindolfo Grilo; e compreender como os responsáveis pelas escolas avaliam o processo de reordenamento na comunidade Lindolfo Grilo. Metodologicamente, os caminhos que nos levaram a este estudo, nos encaminharam à abordagem qualitativa, sob o respaldo do estudo de caso e da pesquisa bibliográfica, onde também contamos com o auxílio de dois questionários como instrumento de coleta de dados, com perguntas abertas enviados por WhatsApp aos sujeitos envolvidos na pesquisa, contamos também com uma consulta realizada no site do Inep Data para saber quantas escolas estariam paralisadas no município, dos últimos dois anos até a data desta pesquisa. O direcionamento teórico em que baseamos esta pesquisa se deu por meio de autores como: Paulo Ricardo Bavaresco, Adelaide Coutinho, Ronielle Santos; entre outros, bem como documentos legais que nos ajudaram a delimitar o campo conceitual do Direito à Educacdo das Criancas do Campo e também seus Acessos, Desafios e Potencialidades. Como resultado, concluimos que o direito das criancas do Campo de continuarem frequentando e tendo acesso a educação no ambiente em que vivem com acesso a sua comunidade e cultura local ocorrerd de forma totalitdria a partir do momento em que os governantes que regem os poderes publicos do municipio, olhem com mais sensibilidade e repensem suas praticas de fechamento e/ou reordenamento das escolas e passem a dar acesso e permanéncia a esses individuos por meio de uma educação de qualidade e de forma respeitada e pensada nos sujeitos que habitam as comunidades que regem o entorno das escolas do campo. |
| Abstract: | The right to education of rural children has become a key point of reflection on the scenarios of struggles, conquests and resistance of rural people. Through this study, "The Right to Education of Rural Children: Access, Challenges and Potentialities", we aim to analyze how the process of reorganization of rural schools interferes 1n the guarantee of the right of children to attend and remain 1n the Lindolfo Grilo school. Subsequently, we listed the following specific objectives: to identify how many schools were reorganized in the municipality of Bananeiras 1n the period of the last two years; to verify how the children's guardians evaluate the reorganization process at the Lindolfo Grilo school; and to understand how those responsible for the schools evaluate the reorganization process in the Lindolfo Grilo community. Methodologically, the paths to which led us to this study, led us to the qualitative approach, under the support of the case study and the bibliographic research, where through the data collection instrument we used two questionnaires with open questions sent by WhatsApp to the subjects involved in the research, also counting on a query carried out on the Inep Dada website. To find out how many schools would be paralyzed in the municipality, enter the last two years up to the date of this research. The theoretical direction on which we based this research was through authors such as: Paulo Ricardo Bavaresco (2014), Adelaide Coutinho (2009), Ronielle Santos (2022); among others, as well as legal documents that helped us to delimit the conceptual field of the Right to Education of Rural Children and also its Accesses, Challenges and Potentialities. As a result, we conclude that the right of rural children to continue having access to education in the environment in which they live with access to their community and local culture will occur 1n a totalitarian way from the moment that the rulers who govern the public powers of the municipality, look with more sensitivity and rethink their practices of closing and/or reorganizing schools and start to give access and permanence to these individuals through of a quality education and in a way that is respected and thought about the subjects who inhabit the communities that govern the surroundings of rural schools. |
| Palavras-chave: | Reordenamento das escolas do campo Direito a educação Acesso a escola |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32837 |
| Data do documento: | 13-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
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