Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32844
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de docentes no ensino da leitura e escrita a partir das tecnologias digitais : uma proposta de intervenção
Autor(es): Macedo, Maria dos Prazeres Ferreira Lima de
Primeiro Orientador: Silva, Jorgevaldo de Souza
Resumo: A presente dissertação traz à tona as reflexões referentes à formação continuada, especificamente aos desafios na práxis docente no ensino da leitura e da escrita a partir do uso das tecnologias digitais. Com o advento da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), conquistando de maneira acelerada o espaço na sociedade, torna-se essencial que na educação a escola e os professores estejam preparados para essa mudança. Mas afinal, as formações continuadas de professores estão preparando os profissionais para a aplicação de metodologias que envolvem o ensino da leitura e da escrita a partir das tecnologias digitais? Responder a esse questionamento justificou, portanto, o nosso trabalho de investigação sobre essas formações continuadas, cujo objetivo geral versa sobre investigar as representações de três professoras de Língua Portuguesa sobre suas vivências em formação continuada e de que modo a formação as tem auxiliado no ensino da leitura e da escrita a partir do uso das tecnologias digitais. Como objetivos específicos: (1) Apresentar como se dá o processo de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa, da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Padilha, do município de Petrolina - PE, comparando esse processo no período de 2019 e 2023. (2) Observar como as tecnologias aparecem para o ensino de leitura e escrita. (3) Avaliar a evolução da competência do uso das tecnologias digitais para o ensino de leitura e escrita, para propor uma intervenção na formação continuada dos docentes. O trabalho foi organizado em 5 capítulos e apresentou como percurso metodológico, uma pesquisa de campo por meio de uma pesquisa-ação, embasada nos fundamentos de Thiollent (2008) e do tipo quanti-qualitativa, que segue o pressuposto de Prodanov e Freitas (2013). Para o levantamento de dados, no aspecto quantitativo, utilizamos um questionário semiestruturado, para identificarmos como ocorrem as formações continuadas na Gerência Regional de Educação (GRE/Petrolina) e na escola pesquisada, e a contribuição dessas no processo de ensino da leitura e da escrita com o uso das TDIC. Já com relação ao qualitativo, realizamos as observações em sala de aula e a verificação do planejamento bimestral. Nas considerações finais retomamos os achados e as principais contribuições e limitações da pesquisa. Para isso, foram consideradas contribuições teóricas de Varão (2022), Silva (2022), Matos (2020), Marcuschi (2010) e documentos como a BNCC (2018), LDB (1996), o Estatuto de Magistério – Lei nº 11.329, de 16 de janeiro de 1996, dentre outros que deram subsídios fundamentais ao estudo. Assim, a base teórica junto à análise dos dados e às observações nos possibilitaram desenvolver como intervenção um caderno de oficinas pedagógicas para as formações continuadas de professores de Língua Portuguesa, considerando que a implementação desse material poderá proporcionar momentos formativos com atividades dinâmicas e reflexivas e possibilitar tanto a apropriação e a construção de conhecimentos práticos e teóricos quanto o aprimoramento da práxis docente.
Abstract: This dissertation brings to light reflections regarding continuing education, specifically the challenges in teaching practice in teaching reading and writing through the use of digital technologies. With the advent of Digital Information and Communication Technology (DIT), rapidly gaining ground in society, it is essential that schools and teachers in education are prepared for this change. But after all, are continuing teacher training preparing professionals to apply methodologies that involve teaching reading and writing using digital technologies? Answering this question therefore justified our research work on these continuing education courses, whose general objective is to investigate the representations of three Portuguese language teachers about their experiences in continuing education and how the training has helped them in teaching Portuguese language. reading and writing through the use of digital technologies. The specific objectives are: (1) To present how the ongoing training process for Portuguese language teachers takes place at the Antônio Padilha High School Reference School in the municipality of Petrolina - PE, comparing this process between 2019 and 2023. ( 2) Observe how technologies appear for teaching reading and writing. (3) Evaluate the evolution of competence in the use of digital technologies for teaching reading and writing, to propose an intervention in the continuing training of teachers. The work was organized into 5 chapters and presented as a methodological path, field research through action research, based on the foundations of Thiollent (2008) and of the quantitative-qualitative type, which follows the assumption of Prodanov and Freitas (2013 ). For data collection, in the quantitative aspect, we used a semi-structured questionnaire, to identify how continued training occurs in the Regional Education Management (GRE/Petrolina) and in the researched school, and their contribution to the process of teaching reading and writing with the use of TDIC. Regarding the qualitative aspect, we carried out observations in the classroom and verified the bimonthly planning. In the final considerations, we return to the findings and the main contributions and limitations of the research. For this, theoretical contributions from Varão (2022), Silva (2022), Matos (2020), Marcuschi (2010) and documents such as the BNCC (2018), LDB (1996), the Teaching Statute – Law nº 11,329, were considered. of January 16, 1996, among others who provided fundamental support for the study. Thus, the theoretical basis together with data analysis and observations enabled us to develop as an intervention a notebook of pedagogical workshops for the continued training of Portuguese language teachers, considering that the implementation of this material could provide formative moments with dynamic and reflective activities and enable both the appropriation and construction of practical and theoretical knowledge and the improvement of teaching practice.
Palavras-chave: Formação docente
Formação continuada
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Uso das tecnologias digitais
Continuing teacher training
Teaching reading and writing
Use of digital technologies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32844
Data do documento: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDosPrazeresFerreiraLimaDeMacedo_Dissert.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons