Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32845
Tipo: | Dissertação |
Título: | Saúde no telejornal : a função pedagógica do telejornalismo nas séries especiais da TV Cabo Branco |
Autor(es): | Carneiro, Bruna Raquel Couto de Farias |
Primeiro Orientador: | Silva, Laerte José Cerqueira da |
Resumo: | Esta pesquisa visa debater sobre a função pedagógica do telejornalismo observada em reportagens que abordam temas vinculados à saúde. No contexto da contemporaneidade, onde diversos meios de comunicação podem ser facilmente usados para difusão de informações de várias áreas, fica evidente a importância da televisão como meio de transmissão de notícias cujo caráter didático pode resultar em boas práticas. O presente estudo parte da hipótese de que tais conteúdos podem gerar um conhecimento específico, capaz de impactar positivamente a sociedade no âmbito da saúde, através do uso de dispositivos didáticos, inicialmente levantados por autores como Cerqueira (2018). Para tal, propõe-se a análise de duas séries de reportagem especiais da TV Cabo Branco, afiliada Globo na Paraíba, produzidas por jornalistas e profissionais da medicina, com foco em questões relacionadas ao bem-estar humano, através do método de análise de conteúdo, ancorado na pesquisa bibliográfica e na entrevista semiestruturada com profissionais que fizeram parte das produções telejornalísticas analisadas. Os resultados obtidos a partir de então apontam para a existência de diversos dispositivos didáticos, como os de detalhamento, reforço no discurso de legitimidade, interpretação de falas de especialistas, entre outros, nas reportagens das séries analisadas. Como conclusão, tem-se, portanto, a comprovação das hipóteses inicialmente levantadas e amplamente discutidas com uso de recursos teóricos nos capítulos anteriores à análise. |
Abstract: | This research aims to discuss the pedagogical function of television journalism observed in reports addressing health-related topics. In the context of contemporaneity, where various means of communication can be easily used for the dissemination of information from various areas, the importance of television as a medium for the transmission of news with an educational character becomes evident, which can result in good practices. The present study starts from the hypothesis that such contents can generate specific knowledge capable of positively impacting society in the field of health, through the use of didactic devices, initially raised by authors like Cerqueira (2018). To achieve this, the analysis proposes the examination of two series of special reports from TV Cabo Branco, a Globo affiliate in Paraíba, produced by journalists and healthcare professionals, focusing on issues related to human well-being. The method used is content analysis, anchored in bibliographic research and semi-structured interviews with professionals who were part of the analyzed television productions. The results obtained from this analysis point to the existence of various didactic devices, such as detailing, reinforcement in the discourse of legitimacy, interpretation of expert speeches, among others, in the reports of the analyzed series. In conclusion, the hypotheses initially raised and extensively discussed using theoretical resources in the chapters preceding the analysis are thus confirmed. |
Palavras-chave: | Telejornalismo Função pedagógica Saúde - Reportagens TV Cabo Branco Telejournalism Pedagogical function Health TV Cabo Branco Didactic Devices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Jornalismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32845 |
Data do documento: | 23-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrunaRaquelCoutoDeFariasCarneiro_Dissert.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons