Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danielle Apolinário da-
dc.date.accessioned2017-12-19T14:43:29Z-
dc.date.available2017-06-19-
dc.date.available2017-12-19T14:43:29Z-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3285-
dc.description.abstractThe present work had as general objective to present a study capable of contributing to and facilitating a learning of concepts of Analytical Geometry and geometric development of three - dimensional objects, using the computational software Geogebra, Winplot and K3DSurf. The study was developed with the students of the discipline of Differential and Integral Calculus III, a course of Mathematics Degree, of the Federal University of Paraíba / Campus IV, in Rio Tinto-PB, appearing as an element of support to the learning difficulties that Students do not speak On the study of quadrilates. The methodology used for the development of the research is characterized in relation to objectives as exploratory and descriptive. As for the technical procedures used are characterized as the bibliographic research and case study and in relation to the method of approach, are characterized as a qualitative and quantitative research. The instruments used in the data collection of the research were performed with the help of softwares and a diagnostic questionnaire, containing twenty closed information. Regarding the results, it was observed that students even being in a Degree in Mathematics in some difficulties learning concepts of Analytical Geometry, specifically not referring to the visualization and graphical construction of surfaces. However, the data obtained on the application of the activities related to the software Geogebra, Winplot and K3DSurf are characterized as an instrument that contributes in a significant way so that the difficulties are elucidated. It was also verified that these softwares facilitate, mainly, a graphical perspective of the surfaces, besides allowing the study of the elements and properties of the quadric, from its potentialities tools of construction and animation. Still among the results, the students can opine on the use of the softwares to study mathematical contents in other disciplines of the course. All software related to Geogebra, Winplot and K3DSurf, also help and facilitate learning in other disciplines of the Degree in Mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-19T14:43:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DAS19062017.pdf: 2773126 bytes, checksum: fc60ea4ef202cd6108d9de0af907ebad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T14:43:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DAS19062017.pdf: 2773126 bytes, checksum: fc60ea4ef202cd6108d9de0af907ebad (MD5) Previous issue date: 2017-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Geometriapt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectQuádricaspt_BR
dc.subjectQuadricpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.titleA utilização dos softwares Geogebra, Winplot e K3dsurf no estudo das superfícies quádricas: uma experiência com alunos do curso de licenciatura em matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Claudilene Gomes da-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo capaz de contribuir e facilitar a aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica e o desenvolvimento da visualização geométrica de objetos tridimensionais, a partir da utilização dos softwares computacionais Geogebra, Winplot e K3DSurf. O estudo foi desenvolvido com os alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, em Rio Tinto–PB, surgindo como elemento de apoio diante das dificuldades de aprendizagem que esses alunos apresentam no que diz respeito ao estudo das quádricas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se em relação aos objetivos como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso e em relação ao método de abordagem, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Já os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foram atividades realizadas com o auxílio dos softwares e um questionário diagnóstico, contendo vinte questões fechadas. Com relação aos resultados, observou-se que os alunos mesmo estando em um Curso de Licenciatura em Matemática apresentam algumas dificuldades de aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica, especificamente no que se refere à visualização e construção gráfica de superfícies. Entretanto, os dados obtidos através da aplicação das atividades permitem afirmar que os softwares Geogebra, Winplot e K3DSurf se caracterizam como um instrumento que contribui de modo significativo para que essas dificuldades sejam elucidadas. Verificou-se ainda que esses softwares facilitam, principalmente, a visualização gráfica das superfícies, além de permitir o estudo dos elementos e propriedades das quádricas, a partir de suas potenciais ferramentas de construção e animação. Ainda dentre os resultados, os alunos puderam opinar sobre o uso dos softwares para o estudo de conteúdos matemáticos em outras disciplinas do curso. Todos afirmaram que o suporte dos softwares Geogebra, Winplot e K3DSurf, poderiam também contribuir e facilitar a aprendizagem em outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAS19062017.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons