Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32861
Tipo: TCC
Título: Contribuições da perspectiva Labaniana para o ensino do balé em turmas com idade entre 7 e 12 anos.
Título(s) alternativo(s): Contributions of the Labanian perspective to the teaching of ballet in classes aged between 7 and 12 years.
Autor(es): Santos, Maria Heloisa Nascimento
Primeiro Orientador: Schulze, Guilherme Barbosa
Resumo: Com o propósito de desenvolver procedimentos para o ensino do balé em turmas com idade entre 7 e 12 anos, a partir da Estrela Labaniana, a autora investiga o desenvolvimento e os métodos de ensino do balé ao longo de sua trajetória, como também os conceitos de movimento desenvolvidos por Rudolf Laban, aplicando-os de maneira estratégica no ensino do balé para suas turmas, inseridas no ambiente escolar no contexto não formal de ensino, com a finalidade de unir a prática intuitiva da dança à compreensão técnica, proporcionando às alunas não apenas a execução automatizada de movimentos, mas também uma compreensão mais aguçada da estrutura e da expressividade do corpo. Por meio de observações e experiências práticas, este trabalho visa contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais consciente e enriquecedora, promovendo um ambiente de aprendizado que valorize a técnica e a liberdade expressiva nas aulas de balé clássico, contribuindo para o desenvolvimento das alunas em suas capacidades criativas e expressivas.
Abstract: With the purpose of developing procedures for teaching ballet in classes aged between 7 and 12 years old, from Estrela Labaniana, the author investigates the development and teaching methods of ballet throughout its trajectory, as well as the concepts of movement developed by Rudolf Laban, applying them in a strategic way, in teaching ballet to his classes, inserted in the school environment in the non-formal teaching context, with the aim of combining the intuitive practice of dance with technical understanding, providing students not only with the automated execution of movements, but also with a more acute understanding of the structure and expressiveness of the body. Through observations and practical experiences, this work aims to contribute to the development of a more conscious and enriching pedagogical practice, promoting a learning environment that values technique and expressive freedom in classical ballet classes, contributing to the development of students in their creative and expressive capabilities.
Palavras-chave: Dança (Licenciatura)
Dança - Ensino
Balé - Técnicas
Liberdade criativa
Movimentos expressivos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32861
Data do documento: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MHNS14112024.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons