Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32861
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuições da perspectiva Labaniana para o ensino do balé em turmas com idade entre 7 e 12 anos. |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of the Labanian perspective to the teaching of ballet in classes aged between 7 and 12 years. |
Autor(es): | Santos, Maria Heloisa Nascimento |
Primeiro Orientador: | Schulze, Guilherme Barbosa |
Resumo: | Com o propósito de desenvolver procedimentos para o ensino do balé em turmas com idade entre 7 e 12 anos, a partir da Estrela Labaniana, a autora investiga o desenvolvimento e os métodos de ensino do balé ao longo de sua trajetória, como também os conceitos de movimento desenvolvidos por Rudolf Laban, aplicando-os de maneira estratégica no ensino do balé para suas turmas, inseridas no ambiente escolar no contexto não formal de ensino, com a finalidade de unir a prática intuitiva da dança à compreensão técnica, proporcionando às alunas não apenas a execução automatizada de movimentos, mas também uma compreensão mais aguçada da estrutura e da expressividade do corpo. Por meio de observações e experiências práticas, este trabalho visa contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais consciente e enriquecedora, promovendo um ambiente de aprendizado que valorize a técnica e a liberdade expressiva nas aulas de balé clássico, contribuindo para o desenvolvimento das alunas em suas capacidades criativas e expressivas. |
Abstract: | With the purpose of developing procedures for teaching ballet in classes aged between 7 and 12 years old, from Estrela Labaniana, the author investigates the development and teaching methods of ballet throughout its trajectory, as well as the concepts of movement developed by Rudolf Laban, applying them in a strategic way, in teaching ballet to his classes, inserted in the school environment in the non-formal teaching context, with the aim of combining the intuitive practice of dance with technical understanding, providing students not only with the automated execution of movements, but also with a more acute understanding of the structure and expressiveness of the body. Through observations and practical experiences, this work aims to contribute to the development of a more conscious and enriching pedagogical practice, promoting a learning environment that values technique and expressive freedom in classical ballet classes, contributing to the development of students in their creative and expressive capabilities. |
Palavras-chave: | Dança (Licenciatura) Dança - Ensino Balé - Técnicas Liberdade criativa Movimentos expressivos |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32861 |
Data do documento: | 31-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MHNS14112024.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons