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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32863
Tipo: | TCC |
Título: | Instagram: espaço educativo para a pedagogia vocal. |
Título(s) alternativo(s): | Instagram: educational space for vocal pedagogy. |
Autor(es): | Silva, Elenilza Carneiro da |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Juciane Araldi |
Primeiro Coorientador: | Marques, Gutenberg de Lima |
Resumo: | As mídias sociais, sobretudo o Instagram, possibilitam ao usuário aprendizagens coletivas. Nesse sentido, este texto apresenta uma pesquisa sobre pedagogia vocal no Instagram tendo como campo empírico o perfil no Instagram da professora, cantora e pesquisadora @drajaquemarxs. O objetivo da pesquisa visou investigar os materiais de pedagogia vocal publicados no Instagram e suas características pedagógicas e comunicacionais. Os objetivos específicos foram: caracterizar o Instagram como espaço educativo, analisar o material de pedagogia vocal publicado no Instagram e identificar concepções e fmalidades do uso da pedagogia vocal que estão presentes nesse material. A metodologia foi de abordagem qualitativa, tendo a análise documental e entrevista semiestruturada como estratégias de coleta de dados. A fundamentação teórica foi de estudos sobre mídias sociais e educação, mídias sociais e educação musical e pedagogia vocal. Referente aos principais resultados foi possível perceber que as discussões no Brasil sobre pedagogia vocal e Instagram ainda são emergentes, mas, sobretudo fundamentais, principalmente porque podemos perceber o crescente número de profissionais da música produzindo conteúdo nessa mídia. Além disso, infere-se dizer que o Instagram possui características próprias, bem como funcionalidades específicas, onde os conteúdos precisam, de certa forma, estar consonantes com o formato e o tipo de linguagem da própria mídia social. Aliado a isso, o ensino-aprendizagem musical que ocorre no Instagram acontece num espaço constituído de linguagem acessível, de maneira colaborativa, com forte apelo visual, onde as informações se apresentam no tempo presente ao invés do tempo em que foram produzidas, para diversas idades, diferentes perfis profissionais de áreas afins, ou seja, áreas que dialogam entre si. Em relação às concepções e finalidades do uso da pedagogia vocal do material investigado, essas vêm das experiências profissionais - enquanto professora, pesquisadora, cantora e backing vocal - e vivências musicais da Jaque Marques - em palestras, formações, mini cursos, eventos científicos, publicação de artigos -. Quanto às finalidades do conteúdo publicado, a ideia vem de produzir algo pensando também como um treinamento vocal funcional que resulte num canto de forma consciente, no intuito de adquirir funções técnico-vocais que respeitem o seu próprio corpo. Ademais, o lnstagram não é mais visto apenas como um espaço de entretenimento e de criação de conteúdo, ele tem se tornado um campo de pesquisa, seja para buscar compreender as potencialidades quando associadas à educação/educação musical, seja para enxergá-lo como objeto de estudo, como é este trabalho. Assim, o Instagram, como um espaço pedagógico, transforma esse tipo de pesquisa em um caminho interessante a ser explorado, pois complementa as discussões já existentes sobre a temática e estimula novas descobertas acerca dessa mídia, o que pode levar a novos desdobramentos nas investigações que consideram o Instagram como objeto de estudo e um ambiente integrador para a educação musical. |
Abstract: | Social media, especially Instagram, allows users to engage in collective learning. In this context, this text presents a research on vocal pedagogy on Instagram, using as an empirical field the Instagram profile of the teacher, singer and researcher @drajaquemarxs. The objective of the research was to investigate the vocal pedagogy materiais published on Instagram and their pedagogical and communicational characteristics, characterize Instagram as an educational space, analyze the vocal pedagogy material published on Instagram and identify concepts and purposes of the use of vocal pedagogy that are present in this material. The methodology was a qualitative approach, with documentary analysis and semi-structured interviews as data collection strategies. The theoretical basis was studies on social media and education, social media and music education and vocal pedagogy. Regarding the main results, it was possible to perceive that the discussions in Brazil about vocal pedagogy and Instagram are still emerging, but above ali, fundamental, mainly because we can see the growing number of music professionals producing content on this media. In addition, it can be inferred that Instagram has its own characteristics, as well as specific functionalities, where the content needs, in a certain way, to be in line with the format and type oflanguage of the social media itself. In addition, the music teaching and learning that takes place on Instagram takes place in a space rnade up of accessible language, in a collaborative rnanner, with a strong visual appeal, where the information is presented in the present tense instead of the time in which it was produced, for different ages, different professional profiles from related areas, that is, areas that dialogue with each other. Regarding the concepts and purposes of using vocal pedagogy in the material investigated, these come from Jaque Marques' professionalexperiences - as a teacher, researcher, calls itself as vocal coach,singer and backing vocalist - and musical experiences - in lectures, training, mini courses, scientific events, publication of articles -. As for the purposes of the published content, the idea is to produce something also thought of as functional vocal training that results in conscious singing, with the aim of acquiring technical-vocal functions that respect one's own body. Furthermore, Instagram is no longer seen only as a space for entertainment and content creation; it has become a field of research, whether to seek to understand its potential when associated with education/musical education, or to see it as an object of study, as is the case in this work. Thus, Instagram, as a pedagogical space, transforms this type of research into an interesting path to be explored, as it complements existing discussions on the topic and stimulates new discoveries about this media, which can lead to new developments in investigations that consider Instagram as an object of study and an integrative environment for music education. |
Palavras-chave: | Música (Licenciatura) Pedagogia vocal Educação musical Mídias sociais e pedagogia vocal |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32863 |
Data do documento: | 27-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
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