Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32865
Tipo: TCC
Título: Uma análise da relação entre educação financeira e a qualidade de vida dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Letras
Autor(es): Sousa, Bruna Araújo
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: Este trabalho buscou analisar a relação entre o conhecimento obtido em Educação Financeira e a qualidade de vida dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Letras da UFPB. Caracteriza-se como pesquisa aplicada, classificada como descritiva, contando com uma abordagem quantitativa. Foi realizada uma pesquisa por meio da aplicação de dois questionários pessoalmente, sendo o primeiro dividido em três partes, com questões objetivas, para definir o perfil socioeconômico, o nível de educação financeira e as práticas relacionadas ao planejamento; o segundo questionário com 26 questões em escala Likert, para identificar o nível de satisfação da qualidade de vida, considerando os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. A amostra foi composta por 308 estudantes. O perfil socioeconômico dos respondentes mostra um público predominante de jovens com até 24 anos, solteiros, sendo 79,55% estudantes de Ciências Contábeis. Quanto ao nível de educação financeira, 69,48% dos pesquisados demonstraram ter um nível de conhecimento satisfatório acertando entre 2 a 3 questões, enquanto 30,52% não atingiram a mesma quantidade de acertos. O método utilizado pela maioria dos estudantes foi o controle por meio de planilhas, analisando-as frequentemente, sendo utilizado por 122 dos respondentes. Apenas 21,43% dos discentes foram classificados como satisfeitos quanto a sua qualidade de vida, 70,77% como indefinido e 7,79% como insatisfeitos. Conclui-se através da análise de dados que o nível de educação financeira tem uma relação positiva com a satisfação quanto a qualidade de vida dos indivíduos, demonstrando a importância do tema para a população em geral.
Abstract: This work sought to analyze the relationship between the knowledge obtained in Financial Education and the quality of life of students taking accounting and letters courses at UFPB. It is characterized as applied research, classified as descriptive, relying on a quantitative approach. A survey was carried out by applying two questionnaires in person, the first being divided into three parts, with objective questions, to define the socioeconomic profile, the level of financial education, and practices related to planning; the second questionnaire with 26 questions on a Likert scale, to identify the level of satisfaction with quality of life, considering the physical, psychological, social relationships and environmental domains. The sample consists of 308 students. The socioeconomic profile of the respondents shows a predominant population of young people aged up to 24, single, 79.55% of whom are accounting students. Regarding the level of financial education, 69.48% of those surveyed demonstrated a satisfactory level of knowledge, getting between 2 and 3 questions correct, while 30.52% did not reach the same number of correct answers. The method used by most students was controlled using spreadsheets, analyzing them frequently, being used by 122 of the respondents. Only 21.43% of students were classified as satisfied with their quality of life, 70.77% as undefined, and 7.79% as dissatisfied. It is concluded through data analysis that the level of financial education has a positive relationship with satisfaction regarding the quality of life of individuals, demonstrating the importance of the topic for the general population.
Palavras-chave: Educação financeira
Qualidade de vida
Planejamento financeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32865
Data do documento: 28-Out-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAS12122024.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons