Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3287
metadata.dc.type: TCC
Title: Aprendendo Juntos a Ser professor: Possibilidades de Formação Inicial e Continuada no Contexto do Subprojeto Pibid Letras Inglês da Ufpb
metadata.dc.creator: Santos, Ademar Dias dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Maia, Angélica Araújo de Melo
metadata.dc.description.resumo: A presente investigação é pautada numa discussão sobre a formação inicial/continuada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - Letras-Inglês da UFPB. Partindo da hipótese de que a atividade docente colaborativa é relevante para a construção identitária do professor, a presente investigação recorre a autores como Silva e Gomes (2013); Pimenta e Lima (2005/2006); Borges (2015); Gaffuri (2013); Halu, (2011) como suporte teórico, e procura analisar que aspectos da formação docente foram desenvolvidos a partir da relação entre os professores experientes (supervisores) e os professores em formação inicial (PFI) dentro do Pibid Letras-Inglês da UFPB. Enfoca-se como os professores supervisores representam suas atribuições dentro do subprojeto e o objetivo é compreender os conhecimentos docentes construídos por esses supervisores e pelos PFIs a partir da relação de coformação desenvolvida dentro do Pibid. De caráter qualitativo-interpretativista, a pesquisa toma como dados o discurso de duas supervisoras envolvidas no referido programa. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário e uma entrevista, que foi transcrita e analisada. Nossa análise evidenciou uma relevante contribuição da relação supervisor/PFI para o desenvolvimento de algumas capacidades de linguagem docente (QUEVEDO-CAMARGO, 2015); para a (re)construção da identidade do professor, e para a aprendizagem e motivação dos alunos da escola. Além disso, observou-se uma (re) configuração da prática formadora no encontro com o outro, que colocou em cheque o próprio significado dos processos de formação inicial e continuada. Assim, a experiência da relação e troca de saberes da profissão docente propiciou o desenvolvimento mútuo, tanto dos supervisores como dos PFIs envolvidos nos contextos do projeto analisado.
Abstract: This research is based on a discussion about initial/continuing teacher education developed within the Institutional Program for Scholarships for Beginning Teachers (PIBID) Letters-English project at Universidade Federal da Paraíba. Assuming that a collaborative approach to the teaching activity is relevant for teacher identity construction, the present research resorts to authors such as Silva and Gomes (2013); Pimenta and Lima (2005/2006); Borges (2015); Gaffuri (2013); Halu, (2011) for theoretical support and it seeks to analyse which aspects of teacher education were developed from the relationship between experienced teachers (supervisors) and teachers in initial education (TIE) within the Pibid Letters-English project at UFPB. It looks into how supervisors represent their duties in the subproject and its aim is to understand the teaching knowledge built by these supervisors and by the TIEs from the co-teaching relationship developed in Pibid. It is a qualitative interpretative research and it takes as data the discourse of two teacher/supervisors involved in the referred program. Data was accessed through the application of a questionnaire and an interview conducted by the researcher with the two teachers/supervisors. Afterwards, the interview was transcribed and analysed. Our analysis has revealed that the relationship between the teacher supervisor and the TIE plays an important role in improving some language teaching capacities (QUEVEDO-CAMARGO, 2015); in the construction of the teacher's identity and in enhancing the learning process and motivation of students at school. Moreover, it was observed a (re) configuration of teacher education practices through the encounter with the other, disrupting the usual meanings of initial and continuing teaching education. Thus, the experience of exchanging knowledge on the teaching activity provided mutual significant development for all teachers – supervisors and TIE - involved in the contexts of the referred project.
Keywords: Formação docente
Colaboração.
Pibid Letras-Inglês
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3287
Issue Date: 14-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADS29112017.pdf875,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons