Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3288
Tipo: TCC
Título: O ensino de funções do 2º grau com o uso do Software Geogebra: uma experiência no 1º ano do ensino médio
Autor(es): Dias, Lindomar Porpino
Primeiro Orientador: Dias, Graciana Ferreira
Resumo: O seguinte trabalho teve como objetivo desenvolver uma experiência de ensino utilizando o Software Geogebra para o conteúdo de Funções Quadráticas em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Foi utilizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, que foi desenvolvida em uma escola da rede estadual, localizada na cidade de Cuitegi-PB. Para fundamentação sobre o conteúdo de função quadrática, buscamos orientações em alguns documentos oficiais, tais como, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), também foi feito referências ao uso das tecnologias com ênfase ao software Geogebra. Foi aplicado duas atividades para turma, a primeira foi uma avaliação diagnóstica como parte introdutória da pesquisa, a partir dela foi possível verificar alguns conhecimentos prévios dos alunos da turma, referente ao conteúdo de função quadrática. Esta avaliação foi divida em duas partes, uma contendo questões de funções quadráticas de modo algébrico e a outra parte questões contextualizadas. Após a realização da Avaliação Diagnóstica, foi possível identificar as dificuldades de alguns alunos, que serviram para o desenvolvimento da segunda atividade. O objetivo dessas atividades foi fazer com que os alunos construíssem, manipulassem e visualizassem as possíveis soluções das suas atividades, utilizando os recursos tecnológicos que o software oferece. Ao final da pesquisa foi possível concluir que as contribuições e possibilidades trazidas neste trabalho para esses alunos, utilizando um recurso tecnológico foram de grande importância, fazendo com que os alunos percebessem uma forma diferenciada de aprender, fazendo assim com que os alunos venham desenvolver um melhor desempenho no ensino e aprendizagem de matemática.
Abstract: This study aimed to develop a teaching research using the Geogebra Software for the content of Quadratic Functions in a class of the 1st year of High school. It was used a case study with a qualitative approach, which was developed in a school of the state education system, which is located in Cuitegi city, Paraíba state. Four our reasoning on the Quadratic Function content, we souglit guidelines in some official documents, such as National Curricular Parameters of High School (PCNEM), and Curricular Orientations for High School (OCEM), some references about the use of the technologies were made emphasizing the Geogebra Software. Two activities were applied to the class, the first activity was a diagnostic assessment as an introductory part of this research, from that, it was possible to verify some previous knowledge of the students (of the class), related to Quadratic Function content. That assessment was divided into two parts, the first one with questions about the Quadratic Functions in an algebraic way, and the second one with contextualized questions. After the diagnostic assessment, it was possible to identify the difficulties of some students, and that served to develop the second activity. The purpose of these activities was to motivate the students construct, manipulate and visualize possible solutions of their activities, using the technological resources that the software offers. At the and of this study it was possible to conclude that the contributions and possibilities brought in this research to these students, using a technological resource of great importance, making the students perceive a different way of learning and that they develop a better performance in their learning.
Palavras-chave: Funções Quadráticas
Software Geogebra
Ensino Médio
Quadratic Functions
Geogebra Software
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3288
Data do documento: 1-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPD19062017.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons