Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32880
Tipo: TCC
Título: Youtube e aprendizagem da guitarra elétrica.
Título(s) alternativo(s): Youtube and learning the electric guitar.
Autor(es): Segundo Neto, Severino Camelo
Primeiro Orientador: Beltrame, Juciane Araldi
Primeiro Coorientador: Marques, Gutenberg de Lima
Resumo: A presente pesquisa investigou a vivência de três guitarristas estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade Federal da Paraíba. Este trabalho teve como objetivo geral compreender como alunos de guitarra da UFPB utilizam o YouTube para o seu desenvolvimento musical, a partir da experiência desses alunos. Os objetivos específicos foram: identificar a literatura sobre o tema; caracterizar a plataforma e conteúdos sobre guitarra publicados no YouTube; analisar como alunos de guitarra da UFPB se apropriam desses conteúdos; refletir sobre os processos de aprendizagem de guitarra através da plataforma. A metodologia foi de abordagem qualitativa, tendo como coleta de dados a aplicação de um questionário e a realização de entrevistas semiestruturadas. Como resultados, encontramos vivências diversas, em como essa plataforma agrega no desenvolvimento musical dos estudantes, na forma em que os estudantes utilizam o YouTube em seus estudos. Verificamos os conteúdos mais procurados, como a relação com o YouTube vai se modificando ao longo de sua formação e as principais dificuldades do uso dessa mídia. O estudo mostrou como o YouTube pode ser visto como um campo de aprendizagem de guitarra elétrica.
Abstract: This research investigated the experiences of three guitar students in the undergraduate music course at the Federal University of Paraíba. The general objective of this study was to understand how guitar students at UFPB use YouTube for their musical development, based on the experiences of these students. The specific objectives were: to identify the literature on the subject; to characterize the platform and guitar content published on YouTube; to analyze how guitar students at UFPB use this content; and to reflect on the guitar learning processes through the platform. The methodology used was a qualitative approach, with data collection through the application of a questionnaire and semi-structured interviews. The results showed diverse experiences regarding how this platform contributes to the musical development of students, and the way in which students use YouTube in their studies. We verified the most sought-after content, how the relationship with YouTube changes throughout their education, and the main difficulties in using this media. The study showed how YouTube can be seen as a field for learning electric guitar.
Palavras-chave: Música (Licenciatura)
Guitarra elétrica - Estudo e ensino
Guitarra - Aprendizagem - UFPB
Música - YouTube - Desenvolvimento musical
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32880
Data do documento: 24-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCSN07112024.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons