Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32893
Tipo: | TCC |
Título: | Um estudo sobre as barreiras culturais e educacionais que impactam o nível de conhecimento dos estudantes e profissionais das áreas contábil/financeira acerca do XBRL, no estado da Paraíba |
Autor(es): | Sousa, Gustavo Tobias Brito de |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Adriana Fernandes de |
Resumo: | Esta pesquisa se incubiu de examinar as barreiras culturais e educacionais que impactam o conhecimento de estudantes e profissionais das áreas contábil e financeira sobre o XBRL no Estado da Paraíba. A pesquisa, de caráter descritivo e realizada através de levantamento, quantificou os dados obtidos através de questionário eletrônico. A amostra final foi de 157 participantes, dentre estudantes e profissionais, e revelou uma carência significativa de conhecimento sobre o XBRL. A maioria dos entrevistados tinha idade entre 21 e 30 anos, residia em João Pessoa e possuía formação em Contabilidade. A pesquisa mostrou que poucos tinham ouvido falar do XBRL durante sua graduação, demonstrando a falta de abordagem desse tópico nas instituições de ensino. A experiência profissional também teve um impacto limitado na conscientização sobre o XBRL. A pesquisa destacou que a falta de cursos de capacitação e de conscientização sobre os benefícios do XBRL foram as principais barreiras culturais e educacionais. Além disso, a resistência à adoção de novas tecnologias no Brasil e a falta de valorização da transparência financeira também surgiram como desafios. A maioria dos participantes manifestou interesse em participar de capacitações e reconheceu os benefícios da adoção do XBRL, como melhorar a qualidade das informações financeiras e facilitar a análise de dados. |
Abstract: | This research aimed to examine the cultural and educational barriers that impact the knowledge of students and professionals in the accounting and financial areas about XBRL in the State of Paraíba. The research, descriptive in nature and carried out through a survey, quantified the data obtained through an electronic questionnaire. The final sample consisted of 157 participants, including students and professionals, and revealed a significant lack of knowledge about XBRL. The majority of those interviewed were between 21 and 30 years old, lived in João Pessoa and had a degree in Accounting. The survey showed that few had heard of XBRL during their undergraduate studies, demonstrating the lack of approach to this topic in educational institutions. Work experience also had a limited impact on XBRL awareness. The research highlighted that the lack of training courses and awareness about the benefits of XBRL were the main cultural and educational barriers. Furthermore, resistance to the adoption of new technologies in Brazil and the lack of appreciation for financial transparency also emerged as challenges. The majority of participants expressed interest in participating in training and recognized the benefits of adopting XBRL, such as improving the quality of financial information and facilitating data analysis. |
Palavras-chave: | Linguagem XBRL Linguagem XML Profissionais contábeis Estudantes de contabilidade Adoção XBRL Informações financeiras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32893 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GTBS13122024.pdf | 736,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons