Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32894
Tipo: | Dissertação |
Título: | Orquestra de violões de Corrente-PI : um estudo de caso sobre o ensino coletivo no ambiente escolar |
Autor(es): | Silva, Dieudes Laenio de Sousa |
Primeiro Orientador: | Santos, Carla Pereira dos |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender e analisar as implicações do ensino coletivo de violão no processo de aprendizagem em uma Orquestra Escolar. O campo empírico da pesquisa é uma Orquestra de Violões, com o olhar estendido às aulas de violão coletivo desenvolvidas no Instituto Federal do Piauí, mais especificamente no Campus Corrente. Sobre a abordagem metodológica, a pesquisa qualitativa norteará as experiências pedagógicas e a operacionalização da pesquisa no decorrer do trabalho com a Orquestra, dando ênfase aos aspectos subjetivos relacionados ao comportamento humano e aos fenômenos sociais através do estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados através de observações e realização de um plano de trabalho registrados em nota de campo, registros em fotografias e entrevistas semiestruturadas. A fundamentação e/ou referencial teórico da pesquisa foi apresentado sob duas perspectivas: a primeira, que possibilitou a compreensão da metodologia que conduziu a realização das atividades com a Orquestra com base em autores que levam ao entendimento das bases pedagógicas que alicerçam o ensino coletivo de violão e, para compreender os dados e o desenvolvimento musical a partir das etapas trabalhadas, tomei como base o conceito de aprendizagem cooperativa, concebido a partir das reflexões de Johnson, Johnson e Holubec (1999). |
Abstract: | This work aimed to understand and analyze the implications of group guitar teaching in the learning process in a School Orchestra. The empirical field of the research was a Guitar Orchestra, with an extended view to group guitar classes, developed at the Federal Institute of Piau í , more specifically at Campus Corrente. Regarding the methodological approach, the qualitative research guided the pedagogical experiences and the operationalization of the research during the work with the Orchestra, emphasizing the subjective aspects rel ated to human behavior and social phenomena through the Case Study. The research data were collected through observations and carrying out a work plan, recorded in a field note. The foundation and/or theoretical framework of the research was presented from two perspectives, the first that enabled the understanding of the methodology that led to the realization of activities with the orchestra, based on authors that led to the understanding of the pedagogical bases that underpin the group teaching of guitar and, to understand the data and the musical development from the worked step s, I took as a basis the concept of cooperative learning conceived from the reflections of Johnson, Johnson and Holubec (1999). |
Palavras-chave: | Música na escola Ensino coletivo de violão Aprendizagem cooperativa Orquestra de violões Music teaching at school Group guitar teaching Cooperative learning Guitar Orchestra |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32894 |
Data do documento: | 22-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DieudesLaenioDeSousaSilva_Dissert.pdf | 8,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons