Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32895
Tipo: Dissertação
Título: A formação do artista/docente: um estudo autoetnográfico
Autor(es): Gouveia, Francisco de Assis
Primeiro Orientador: Almeida Neto, Arthur Marques de
Primeiro Coorientador: Oliveira, Victor Hugo Neves de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo comparar práticas pedagógicas aplicadas ao treinamento de atores na construção de espetáculo teatral e as práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino de teatro na rede básica de ensino, analisando suas contribuições para a formação do artista/docente. A ideia-conceito de artista/docente se constituiu na categoria teórica central, articulada à compreensão do Ser Total, de Fischer (2002), do Ser Consciente-Sensível-Cultural, de Ostrower (2003), Xamã, de Icle (2010), e Aluno/Ator de Silva (2010). Trata-se de uma pesquisa de cunho autoetnográfico, na qual o pesquisador analisou suas experiências como ator e como professor de teatro, nos diários de bordo e demais registros que se constituíram na materialidade de investigação desta pesquisa. A partir do conteúdo dos diários e demais registros, buscou-se refletir sobre as abordagens pedagógicas e artísticas identificadas tanto nas experiências de ensino de teatro, como nas práticas de formação artística, em diálogo com as abordagens teóricas e com as práticas do artista-docente na atualidade. Ainda, pretende-se desmitificar esses dois exercícios como formas isoladas, uma vez que ao ser artista/docente, o pesquisador amplia seu “ouvido” e “voz” no entendimento do campo do Teatro, o que contribui na compreensão de seus exercícios e suscita uma consciência de um artista/docente pleno, criador, sujeito do seu ato e formador de si.
Abstract: The aim of this research was to compare pedagogical practices applied to the training of actors in the construction of theatrical performances and the pedagogical practices, developed for the teaching of theater in the basic education system, analyzing their contributions to the training of the artist/teacher. The idea-concept of artist/teacher was the central theoretical category, articulated with Fischer's (2002) understanding of the Total Being, Ostrower's (2003) Conscious-Sensitive-Cultural Being, Icle's (2010) Shaman and Silva's (2010) Student/Actor. This is an autoethnographic study, in which the researcher analyzed his experiences as an actor and as a drama teacher, in the logbooks and other records that constituted the materiality of this research. Based on the content of the diaries and other records, the focus was to reflect on the pedagogical and artistic approaches identified in both the theater teaching experiences and the artistic training practices, in dialogue with the theoretical approaches and practices of the artist-teacher today. The objective is also to demystify these two exercises as isolated forms, since by being an artist/teacher, the researcher broadens their "ear" and "voice" in understanding the field of theater, which contributes to understanding their exercises and raises awareness of a full artist/teacher, creator, subject of their act and trainer of themselves.
Palavras-chave: Docência em teatro
Artista/docente
Experiência formativa em arte
Práticas pedagógicas
Formative Experience in Art
Actor's Art
Teaching in Theater
Artist/Teacher
Pedagogical Practices
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32895
Data do documento: 28-Mai-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoDeAssisGouveia_Dissert.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons