Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Larisse de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-12-19T16:07:49Z-
dc.date.available2017-07-19-
dc.date.available2017-12-19T16:07:49Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3289-
dc.description.abstractThe present work aims to show Problem Solving as a methodological approach when presented together with the fundamental operations, for the students of the 6th grade of Elementary School, of a public school in the municipality of Itapororoca - PB. This study aimed to analyze how students solve problem situations, as well as the teacher's view regarding this approach, as didactic for teaching and learning of the student. In the theoretical fundamental we bring the discussion about Problem Solving using Dante (2009), Rêgo and Paiva (2010), Pozo and Encheverría (1998) and PCN (1998) and others. The research deals with the exploratory objectives, and the data collection is a case study, in which the data were selected through a questionnaire applied to the teacher and six situations problems for the students. Eighteen students were submitted so that they could solve six problem situations, in the way they were interpreting, and at the end of each question to answer their opinion about the question, if it had found the degree of ease or difficulty. After this action was performed an analysis by crossing the data with the students' answers together with the classification. With the result of the analysis it is observe that students lack a greater interpretation of our language, as well as greater stimulation to mathematical thinking. Already the teacher for is in formation is in the phase of adaptation with the newcomers to the 6th grade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-19T16:07:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LOS19072017.pdf: 726106 bytes, checksum: c1188f1d66d382a21bedd64b74301176 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T16:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LOS19072017.pdf: 726106 bytes, checksum: c1188f1d66d382a21bedd64b74301176 (MD5) Previous issue date: 2017-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectNúmeros naturais - Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectClassificação de Problemaspt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.subjectClassification of Problemspt_BR
dc.titleA resolução de problemas na perspectiva dos alunos do 6º ano envolvendo as operações fundamentais com números naturaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Grymuza, Alissá Mariane Garcia-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade mostrar a Resolução de Problemas como uma abordagem metodológica quando apresentada juntamente com as operações fundamentais, para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Itapororoca - PB. Este estudo teve o objetivo de analisar a forma como os alunos solucionam situações-problema, bem como, a visão do professor em relação a essa abordagem, como didática para o ensino e aprendizagem do aluno. Na fundamentação teórica trazemos a discussão acerca da Resolução de Problemas utilizando como respaldo em Dante (2009), Rêgo e Paiva (2010), Pozo e Encheverría (1998) e PCN (1998) entre outros. A pesquisa trata-se, em relação aos objetivos, de exploratória, e quanto à coleta de dados é um estudo de caso, no qual os dados foram selecionados através de questionário aplicados ao professor e de seis situações problemas para os alunos. Foram submetidos dezoito alunos, para que pudessem resolver seis situações problemas, da maneira como eles estivessem interpretando, e ao final de cada questão responder qual opinião acerca da questão, se havia achado o grau de facilidade ou dificuldade. Após essa ação foi realizada uma análise cruzando os dados com as respostas dos alunos juntamente com a classificação. Com o resultado das análises percebe-se que falta nos alunos uma interpretação maior, de nossa língua, assim como maior estímulo ao pensamento matemático. Já o professor por está em formação encontra-se em fase de adaptação com os alunos recém-chegados ao 6º ano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOS19072017.pdf709,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons