Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3289
Tipo: TCC
Título: A resolução de problemas na perspectiva dos alunos do 6º ano envolvendo as operações fundamentais com números naturais
Autor(es): Sales, Larisse de Oliveira
Primeiro Orientador: Grymuza, Alissá Mariane Garcia
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade mostrar a Resolução de Problemas como uma abordagem metodológica quando apresentada juntamente com as operações fundamentais, para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Itapororoca - PB. Este estudo teve o objetivo de analisar a forma como os alunos solucionam situações-problema, bem como, a visão do professor em relação a essa abordagem, como didática para o ensino e aprendizagem do aluno. Na fundamentação teórica trazemos a discussão acerca da Resolução de Problemas utilizando como respaldo em Dante (2009), Rêgo e Paiva (2010), Pozo e Encheverría (1998) e PCN (1998) entre outros. A pesquisa trata-se, em relação aos objetivos, de exploratória, e quanto à coleta de dados é um estudo de caso, no qual os dados foram selecionados através de questionário aplicados ao professor e de seis situações problemas para os alunos. Foram submetidos dezoito alunos, para que pudessem resolver seis situações problemas, da maneira como eles estivessem interpretando, e ao final de cada questão responder qual opinião acerca da questão, se havia achado o grau de facilidade ou dificuldade. Após essa ação foi realizada uma análise cruzando os dados com as respostas dos alunos juntamente com a classificação. Com o resultado das análises percebe-se que falta nos alunos uma interpretação maior, de nossa língua, assim como maior estímulo ao pensamento matemático. Já o professor por está em formação encontra-se em fase de adaptação com os alunos recém-chegados ao 6º ano.
Abstract: The present work aims to show Problem Solving as a methodological approach when presented together with the fundamental operations, for the students of the 6th grade of Elementary School, of a public school in the municipality of Itapororoca - PB. This study aimed to analyze how students solve problem situations, as well as the teacher's view regarding this approach, as didactic for teaching and learning of the student. In the theoretical fundamental we bring the discussion about Problem Solving using Dante (2009), Rêgo and Paiva (2010), Pozo and Encheverría (1998) and PCN (1998) and others. The research deals with the exploratory objectives, and the data collection is a case study, in which the data were selected through a questionnaire applied to the teacher and six situations problems for the students. Eighteen students were submitted so that they could solve six problem situations, in the way they were interpreting, and at the end of each question to answer their opinion about the question, if it had found the degree of ease or difficulty. After this action was performed an analysis by crossing the data with the students' answers together with the classification. With the result of the analysis it is observe that students lack a greater interpretation of our language, as well as greater stimulation to mathematical thinking. Already the teacher for is in formation is in the phase of adaptation with the newcomers to the 6th grade.
Palavras-chave: Matemática - Ensino e Aprendizagem
Números naturais - Matemática
Resolução de Problemas
Classificação de Problemas
Mathematics Teaching
Problem Solving
Classification of Problems
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3289
Data do documento: 31-Mai-2017
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOS19072017.pdf709,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons