Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32932
Tipo: TCC
Título: “Era uma vez... o alfaletrar!”: a consciência fonológica como mediação do processo de aquisição de leitura e escrita nos anos iniciais
Autor(es): Nascimento, Ana Claudia Costa do
Primeiro Orientador: Silva, Silvânia Lúcia de Araújo
Resumo: Este texto emerge como Trabalho de Conclusão de Curso, requisito para o título de licenciada em Pedagogia. Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante o desenvolvimento de um projeto de ensino, do Programa de Licenciatura, o PROLICEN do CCHSA, Campus III/UFPB, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Antônio Coutinho de Medeiros”, localizada no município de Bananeiras/PB. A presente pesquisa é cometida pela perspectiva de contribuição na alfabetização e no letramento de crianças em processo de aquisição de leitura e escrita, a partir de atividades que contemplam a consciência fonológica como mediação desse processo, tendo por objetivos gerais: analisar se a contribuição do uso de estratégias metodológicas acerca da consciência fonêmica para o processo de aquisição de leitura e escrita acontece de forma satisfatória; compreender de que maneira a consciência fonológica contribui na associação entre o som e a grafia dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental, com crianças de 1º e 2º ano de uma turma multianual; contribuir com a formação de professores para que a Consciência Fonológica seja adotada como prática pedagógica na alfabetização. No que se refere à abordagem metodológica da pesquisa, apresenta cunho qualitativo, e sua coleta de dados se deu a partir de observações e entrevistas informais in loco com a professora da turma, fundamentada teoricamente por pesquisas bibliográficas e documentais, que apoiaram no contexto linguístico ligado à alfabetização e ao letramento, ou seja, ao “alfaletrar”, estendendo-se ao método fônico, gerador do conceito de “consciência fonológica”, termo relativo ao alfabetizando e ao seu desenvolvimento linguístico, referenciado pelo pensamento de Emília Ferreiro, Magda Soares, entre outros aportes legais, tencionado a análise do objeto de estudo da pesquisa em destaque. Sobre os resultados, foram alcançados de maneira satisfatória, os quais puderam reafirmar que o uso da consciência fonológica contribui no processo alfabetizador, posto que se constitui como parte essencial em seu desenvolvimento, tornando a aprendizagem significativa e consciente dos educandos. Conclui-se, ainda, acerca da necessidade de reflexões que consideram relevante a compreensão de que nossa língua é, eminentemente, fonológica, o que deve referenciar a prática do educador nos processos mediadores para a construção de uma alfabetização letrada, significativa, efetiva e, sobretudo, no tempo certo.
Abstract: This text is a Final Course Work, a requirement for the title of Bachelor of Education. This work is the result of a research carried out during the development of a teaching project, of the Bachelor's Degree Program, the PROLICEN of CCHSA, Campus III/UFPB, at the Municipal Elementary School "Antônio Coutinho de Medeiros", located in the city of Bananas/PB. This research is committed from the perspective of contributing to the literacy and literacy of children in the process of acquiring reading and writing, based on activities that contemplate phonological awareness as a mediation of this process, with the general objectives: to analyze whether the contribution of the use of methodological strategies regarding phonemic awareness to the process of acquiring reading and writing occurs satisfactorily; to understand how phonological awareness contributes to the association between sound and spelling of students in the initial years of elementary school, with children from the 1st and 2nd grades of a multi-year class; contribute to teacher training so that Phonological Awareness is adopted as a pedagogical practice in literacy. Regarding the methodological approach of the research, it has a qualitative nature, and its data collection was based on observations and informal interviews in situ with the class teacher, theoretically based on bibliographical and documentary research, which supported the linguistic context linked to literacy and literacy, that is, to “alphaliteracy”, extending to the phonic method, generating the concept of “phonological awareness”, a term related to the literacy student and his/her linguistic development, referenced by the thinking of Emília Ferreiro, Magda Soares, among other legal contributions, intended to analyze the object of study of the highlighted research. Regarding the results, they were achieved in a satisfactory manner, which could reaffirm that the use of phonological awareness contributes to the literacy process, since it constitutes an essential part of its development, making learning meaningful and conscious for students. It is also concluded that there is a need for reflections that consider it relevant to understand that our language is, eminently, phonological, which should guide the educator's practice in the mediating processes for the construction of a literate, meaningful, effective and, above all, timely literacy.
Palavras-chave: Leitura e escrita
Alfabetização
Consciência fonológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32932
Data do documento: 20-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Cláudia.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.